Projeto de lei tornará Paudalho Capital Pernambucana da Romaria

Por Rafael Santos 01/04/2019 07:00 • Atualizado 01/04/2019
Compartilhe

O deputado estadual, Gustavo Gouveia (DEM), propôs, através de um projeto de lei, que o município de Paudalho se torne a Capital Pernambucana da Romaria de São Severino dos Ramos.

Localizada a cerca de 3k da sede do Município de Paudalho, em terras do antigo Engenho Ramos, encontra-se edificada a Capela de Nossa Senhora da Luz onde se venera a imagem do mártir São Severino. É grande o número de romeiros que anualmente visitam o referido templo, vindo de todas as partes do Estado e de outras Unidades da Federação. Na capela se encontra uma imagem de São Severino, tida como milagrosa e venerada durante o ano inteiro, principalmente no período de novembro a janeiro. Reza a tradição local que uma das proprietárias do antigo Engenho tinha um filho sacerdote. Este, indo à Europa, de lá trouxe como presente a genitora a imagem de São Severino. Até meados do século passado, existia na igreja um grande caixão de zinco em que veio a milagrosa imagem de Portugal.

Severino era soldado do imperador Maximiniano Hércules, que governou Roma de 286 a 305, e ficou conhecido pela perseguição aos adeptos da doutrina cristã. Adepto ao cristianismo, Severino deixou por isso os serviços do exército. O Imperador Maximiniano, inconformado, mandou perseguir e prender Severino, obrigando-o até a morte a negar o cristianismo, o que Severino não fez, tendo sua execução ordenada no ano de 304.  É a imagem desse glorioso santo, martirizado pelo imperador romano, que os crentes veneram na capela do Engenho Ramos e dele recebem constantes graças. 

Ao lado da capela foi construída, pelos proprietários das terras e da capela, um depositário de ex-votos: objetos diversos e fotografias, que representam oferendas dos fiéis ao Santo, em reconhecimento pelas graças alcançadas. A designação de São Severino “do Ramos” se refere, na verdade, ao santo localizado no Engenho “do Ramos”, e não a outro mártir da igreja católica.

 A existência da Capela de Nossa Senhora Luz, que abriga a imagem de São Severino, data do Século XVIII. Foi reedificada e aumentada em 1906 e reformada internamente em 1918, sendo hoje, uma das maiores igrejas do Município.

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Mais do Giro Mata Norte