Paudalho recebe a romaria dos motociclistas de São Severino do Ramos neste domingo (26)

Por Rafael Santos 24/11/2023 14:57 • Atualizado 24/11/2023
Compartilhe

Fé, tradição e cultura. Tudo isso poderá ser encontrado neste domingo (26) em um dos maiores polos de romaria do Brasil, o Santuário de São Severino do Ramos, em Paudalho, que receberá a tradicional romaria dos motociclistas. Com expectativa de até 15 mil romeiros, que começam chegar ainda na noite do sábado(25), a programação da romaria dos motociclistas iniciará às 10h, com a missa na Igreja de Nossa Senhora da Luz. Além da romaria dos motociclistas, o Santuário receberá no dia 3 de dezembro a tradicional romaria dos cavaleiros.

Para garantir o bem-estar dos devotos e dos comerciantes, a Prefeitura do Paudalho disponibilizará tendas de apoio, como a tenda do Plantão Social, que distribui pulseiras de identificação para crianças e realiza ações de conscientização; e a tenda da Fiscalização Agropecuária e Bem-Estar Animal, que fiscaliza e orienta a população contra maus-tratos animais. Na área de segurança, a romaria vai contar com a presença da equipe da Guarda Municipal de Paudalho, Autarquia de Trânsito de Paudalho, Polícia Rodoviária Federal, do 2º e o 20º Batalhão de Polícia Militar de Pernambuco, Segurança Privada e Bombeiros Civis. Também serão disponibilizadas ambulâncias e a população poderá tirar suas dúvidas com a equipe do Visit Paudalho, no interior do Santuário.

O período de romaria em Paudalho iniciou no dia 3 de setembro de 2023 e finaliza no domingo que precede a Páscoa do ano de 2024. Durante esse período, o Santuário está aberto todos os dias, com novo horário de funcionamento: às segundas, o local funciona das 8h às 12h; já da terça-feira ao domingo, o horário é das 8h às 16h. Todos os domingos, os devotos contam com missa no Santuário às 10h.

Devoção

A fé em São Severino do Ramos é uma prática católica. A estátua, em tamanho natural, com origem incerta, representa São Severino de Nórica, deitado e vestido em trajes de soldado romano. Ela encontra-se na Igreja de Nossa Senhora da Luz, em Paudalho, Pernambuco.

Os primeiros relatos da realização de prodígios por intermédio do santo são do século XIX, quando se iniciou a história de que a estátua seria o próprio cadáver incorrupto de São Severino. A notícia, na época, se espalhou entre os habitantes das regiões e diversos fiéis de vários lugares do Nordeste passaram a frequentar a Igreja de Nossa Senhora da Luz, no Engenho Ramos (desativado na década de 20) onde a estátua se encontrava. O Santuário de São Severino do Ramos foi desapropriado pela Prefeitura do Paudalho em 2023.

Entendendo a história

Relatos apontam que a fé foi fundamentada na história de São Severino Mártir, soldado romano dos primeiros séculos do cristianismo. De acordo com a tradição, ele foi um soldado romano martirizado no século II ou III. Era um cidadão romano rico que, como ato de caridade, doou seus bens para os pobres e iniciou uma vida reclusa, de renúncias no Egito e na Síria. Ele ainda realizou importantes trabalhos missionários em regiões da Áustria e Iugoslávia, pregando em penitenciárias. Outro grande feito de São Severino foi libertar escravos do domínio dos bárbaros e, segundo relatos, milagres ocorreram através de suas orações.

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Mais do Giro Mata Norte