Marcelo Gouveia sanciona lei que prevê distribuição de absorventes para alunas da Rede Municipal de Paudalho

Por Rafael Santos 24/09/2021 21:14 • Atualizado 24/09/2021
Compartilhe

O prefeito de Paudalho, Marcelo Gouveia (PSD), sancionou hoje (24) a lei nº998 de 2021 que institui o programa de fornecimento de absorventes higiênicos para alunas da Rede Municipal de Ensino de Paudalho. O repasse dos absorventes será realizado pela Secretaria de Educação em todas as unidades de ensino municipais. 

“Isso é uma questão de saúde pública e de direito. Sabemos que no Brasil existe a Lei de Combate à Pobreza Menstrual que determina o acesso a absorventes higiênicos e muita das vezes a aluna deixa de ir até a escola pela falta dos absorventes e isso causa a evasão. Nós queremos com essa ação combater esse fator e também garantir o direito”, disse o gestor municipal.

De acordo com a medida, a Secretaria de Educação poderá receber doações dos absorventes, mediante parcerias com a iniciativa privada ou organizações não governamentais, mas prioritariamente as despesas decorrentes da execução da Lei, deverão ocorrer por conta das dotações orçamentárias próprias. Além disso, as unidades de ensino ficarão responsáveis por promover rodas de conversa, palestras ou cursos, como formas de diálogo para conscientização sobre o tema da menstruação e a menarca, que segundo o texto da Lei, são  processos naturais do corpo feminino. Essas programações deverão ser realizadas com estudantes a partir do ensino fundamental.

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Mais do Giro Mata Norte