Implementando o ensino integral, Paudalho avança na educação com o Programa Educação Integral

Por Rafael Santos 21/03/2024 09:52 • Atualizado 21/03/2024
Compartilhe

Inglês, espanhol, italiano, letramento financeiro e educação ambiental são algumas das disciplinas eletivas ofertadas no novo programa nacional Educação Integral, implementado pela Prefeitura de Paudalho, através da Secretaria de Educação e Esportes do município. Com o objetivo de transformar as escolas municipais em escolas em tempo integral, o programa nacional já está em atuação no município – sendo uma das primeiras cidades da Mata Norte a executar o programa – , com três escolas em fase piloto: as Escolas Municipais Eliza Fidelis da Silva, Sinhô Bandeira (ambas com as turmas dos Anos Finais do 6º ao 9º ano) e Paulo VI (com as turmas dos Anos Iniciais do 1º ao 5º ano).

Além de seguir a grade curricular nacional do Ensino Fundamental, as escolas integrais da fase piloto dispõem de aulas eletivas de inglês, espanhol e italiano; raciocínio lógico; direitos humanos; protagonismo juvenil; práticas culturais; práticas esportivas como artes marciais, xadrez, futsal, vôlei, entre outras; além de oficinas de letramento financeiro, matemática, artes, leitura e de educação ambiental.

“Eu ‘to’ gostando bastante do ensino integral, que ‘tá’ dando para a pessoa aprender bem mais […] Está tendo nove aulas, que antes era cinco” , destacou José Washington, de 14 anos, aluno do nono ano da Escola Municipal Sinhô Bandeira, que ressaltou como a variedade nas aulas eletivas vem sendo positiva no ensino dos estudantes. ”Pra não ficar naquela de só aula de matemática, está tendo eletivas, aulas na quadra que eu também gosto muito. A comida que é ótima. E é isso, estou gostando bastante do ensino integral” , finalizou.

Funcionando das 7h30 às 16h40, o Programa garante pluralidade no ensino pedagógico do município, enriquecimento no currículo dos estudantes e promovendo alimentação de qualidade para os alunos, com três refeições diárias.

Antes da pandemia de 2020, o município já contava com escolas semi-integrais, afim de potencializar a educação local. Neste ano, abraçando o programa nacional Escola Integral, o município decidiu ampliar o funcionamento transformando as escolas semi-integrais em integrais e englobando mais uma escola ao programa. A secretária de Educação e Esporte de Paudalho, Paula Marinho, destaca as melhorias no desenvolvimento infantil através do novo programa. ”A escola é um lugar de formação do ser humano como um todo e deve atuar pensando nessa singularidade do estudante, por isso, mesmo antes da pandemia, nós já havíamos implantando o projeto de escolas semi-integrais visando atuar com os alunos paudalhenses essa questão […] Agora, nós abraçamos o programa nacional e seguimos trabalhando com as crianças tanto o ensino tradicional, com a grade curricular nacional, como com atividades que vão ajudar no desenvolvimento interpessoal, físico, na saúde física e mental dos estudantes.” , pontuou.

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Mais do Giro Mata Norte