Celebrações em São Severino dos Ramos retornam, de forma presencial, no próximo domingo

Por Rafael Santos 07/04/2022 17:43 • Atualizado 07/04/2022
Compartilhe

Maior centro de peregrinação religiosa de Pernambuco e um dos maiores do Brasil, o Santuário de São Severino do Ramos, situado em Paudalho, na Mata Norte pernambucana, voltará a receber celebrações no ‘Domingo de Ramos’ (próximo dia 10 de abril), evento que marca o início da Semana Santa e que, na cidade, também presta homenagem ao santo São Severino dos Ramos.

O tradicional evento religioso, intitulado como ‘Romaria de São Severino do Ramos’, foi suspenso por dois anos, devido à crise sanitária provocada pela Pandemia de Covid-19. A expectativa é que milhares de romeiros de todo o país compareçam ao Santuário de São Severino do Ramos para celebrar.

“Está se aproximando mais uma Semana Santa, que tem início no ‘Domingo de Ramos’ e é concluída no ‘Domingo da Ressurreição’. O ‘Domingo de Ramos’ nos lembra a entrada triunfante de Jesus em Jerusalém, onde as ruas foram preparadas com ramos para recebê-lo. Aqui na cidade de Paudalho, existe o Santuário de São Severino dos Ramos. A devoção popular atribuiu a palavra ‘Ramos’, do nome do santo São Severino do Ramos, com o Domingo de Ramos. Daí surgiu a grande romaria. É o dia em que se registra o maior número de romeiros no Santuário de São Severino do Ramos. Para nós, a importância do ‘Domingo de Ramos’ é grande, por marcar a abertura da semana na qual vamos celebrar a maior festa do Cristianismo, que é o mistério pascal de Jesus: sua vida, sua paixão, sua morte e sua ressurreição”, explicou o Padre Artur Alexandre, da Paróquia do Divino Espírito Santo em Paudalho, sobre a relação do ‘Domingo de Ramos’ e às homenagens ao santo São Severino dos Ramos.

Tendo em vista a expressividade da manifestação religiosa, em 2018 a Romaria de São Severino do Ramos, em Paudalho, foi reconhecida por leis municipal e estadual como patrimônio cultural, religioso imaterial.

Programação:

Três missas estão programadas para acontecer no dia 10, uma às 7h e outras às 8h e 10h.

Saiba mais:

A fé em São Severino do Ramos é uma prática católica. A estátua, em tamanho natural, com origem incerta, representa São Severino de Nórica, deitado e vestido em trajes de soldado romano. Ela encontra-se na Igreja de Nossa Senhora da Luz, em Paudalho, onde hoje é conhecida como o Santuário de São Severino do Ramos.

Os primeiros relatos da realização de prodígios por intermédio do santo são do século XIX, quando se iniciou a história de que a estátua seria o próprio cadáver incorrupto de São Severino. A notícia, na época, se espalhou entre os habitantes das regiões e diversos fiéis de vários lugares do Nordeste passaram a frequentar a Igreja de Nossa Senhora da Luz, no Engenho Ramos (desativado na década de 20) onde a estátua se encontrava.

História:

Relatos apontam que a fé foi fundamentada na história de São Severino Mártir, soldado romano dos primeiros séculos do cristianismo. De acordo com a tradição, ele foi um soldado romano martirizado no século II ou III. Era um cidadão romano rico que, como ato de caridade, doou seus bens para os pobres e iniciou uma vida reclusa, de renúncias no Egito e na Síria. Ele ainda realizou importantes trabalhos missionários em regiões da Áustria e Lugoslávia, pregando em penitenciárias. Outro grande feito de São Severino foi libertar escravos do domínio dos bárbaros e, segundo relatos, milagres ocorreram através de suas orações.

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Mais do Giro Mata Norte