Brilho, beleza e feminilidade dão o tom do Maracatu Feminino Coração Nazareno, da Associação das Mulheres de Nazaré da Mata (Amunam), que durante os três dias de Carnaval vai percorrer as cidades de Nazaré da Mata, Buenos Aires, Lagoa de Itaenga, Aliança, Itaquitinga e Recife, divulgando a força da cultura pernambucana.
Este ano, a agremiação carnavalesca conta com setenta e duas integrantes, dos cinco aos 70 anos. “Todos os anos a expectativa é a mesma: fazer o melhor na avenida”, declara Eliane Rodrigues, idealizadora e coordenadora executiva do maracatu.
Com um colorido de encher os olhos, o maracatu aposta em novo figurino de alguns personagens. “O público pode esperar que alguns integrantes da corte do maracatu, como príncipe, princesa, dama, valete e índia, terão os adereços com um novo designer e mais colorido”, antecipa, a artesã do maracatu, Marinalva Isabel.
Apesar da crise dos últimos meses, Eliane Rodrigues ressalta que, “nós se esforçamos ao máximo para fazer bonito no Carnaval. Afinal, este é o momento mais importante da festa”.
“O Maracatu Coração Nazareno foi fundado em 08 de março de 2004 (Dia Internacional da Mulher), com o objetivo de ocupar espaço na brincadeira secular que antigamente era predominantemente masculina. Mas, há 12 anos, Pernambuco vive um Carnaval diferente com a participação das mulheres de Nazaré da Mata”, declara Eliane.
E a expectativa para apresentações deste ano, começa no sábado (6), na Praça Herculano Bandeira, às 19h. Já no domingo, (7), será a vez das cidades de Buenos Aires, Itaquitinga, Chã de Alegria e Lagoa de Itaenga; na segunda – feira (8), o anfitrião da festa será o Coração Nazareno, abrindo o tradicional Encontro Estadual de Maracatus de Baque Solto, em seguida segue para o Distrito de Chã do Esconso em Aliança, e logo após Polo Lagoa do Araçá – Imbiribeira, no Recife. E na terça –feira (9), último dia de Carnaval, o Coração Nazareno se apresenta no Polo Linha do Tiro, no bairro de Casa Amarela, no Recife, e encerra a programação em Nazaré da Mata.