Coco de roda feminino anima véspera de São Pedro no Recife

Formado unicamente por mulheres, a atração traz toda tradição da cultura de raiz, destacando o protagonismo feminino, o enfrentamento a violência de gênero e a cultura de paz.

Por Rafael Santos 27/06/2017 14:59 • Atualizado 27/06/2017
Compartilhe

Nesta quarta-feira, 28, véspera de São Pedro, a capital pernambucana tem um encontro especial com o grupo cultural feminino Flores do Coco, da Associação das Mulheres de Nazaré da Mata, na Zona da Mata Norte do Estado. A festividade está programada para acontecer às 20h, no tradicional Arraial Luar do Sertão, no bairro da Várzea, Zona Norte da Cidade. O evento é gratuito e aberto ao público.

Formado unicamente por mulheres, a atração traz toda musicalidade e tradição da cultura de raiz, destacando, evidentemente, o protagonismo feminino, o enfrentamento a violência de gênero e a cultura de paz, como temas principais dos cocos tocados e cantados pelo grupo.

“Estamos muito felizes, pela primeira vez, estar participando desta festividade, que une e reúne tantos protagonistas da nossa cultura popular e folclórica”, destaca a coordenadora executiva do grupo, Eliane Rodrigues.

No repertório, o grupo apresenta desde trabalhos autorais a música de grandes personalidades da cena musical de Pernambuco, como a ícone do coco de roda no Estado, Selma do Coco. “A gente passeia pelos mais diversos trabalhos musicais do coco de roda, sabendo que nossa referência sempre será a baluarte Selma do Coco, que já não se encontra entre nós. Ela, sim, é nossa inspiração” disse emocionada a vocalista da atração, Marta Maria.

Para que o público se mantenha conectado no ritmo do coco, seis dançarinas do grupo, vestidas a caráter, interagem com o público durante as apresentações, trazendo-lhes de espectadores para dançarem no salão. “Engana-se que acha que só tocamos coco. A gente também leva para o público ciranda, como fechamento de nossas apresentações”, ressalta Marta Maria.

Deixe um comentário

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Mais do Giro Mata Norte