Cobertura de esgoto é duplicada em Nazaré da Mata

Por Andrison Freire 24/11/2015 00:19 • Atualizado 24/11/2015
Compartilhe

O município de Nazaré da Mata, na Mata Norte do Estado, teve sua cobertura de saneamento ampliada para 80%. Isso ocorreu  graças à ativação da segunda etapa do Sistema de Esgotamento Sanitário (SES) de Nazaré da Mata, obra executada pela Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa), o município teve sua rede duplicada, beneficiando mais de quatro mil famílias.

Para compor a nova etapa do SES, foram implantados 20 quilômetros de rede coletora de esgoto, 50 quilômetros de ramais de calçada e duas estações de bombeamento, além de ampliada a estação de tratamento, que ganhou mais uma lagoa de maturação. Para viabilizar a obra, foram investidos R$ 9 milhões. Os bairros atendidos por essa segunda etapa foram Vila JK, Vila Madalena, Juá, Estação, Pedregulho, Bela Vista e parte do Centro de Nazaré da Mata.

Por conta da ampliação do sistema, a Compesa já consegue recolher e tratar uma média de 50 litros de esgoto por segundo na cidade. O produto resultante dos dejetos tratados é devolvido ao meio ambiente dentro das especificações, sem qualquer tipo de dano. Nazaré da Mata está inserida na região da Bacia do Rio Goiana, tendo o riacho Tracunhaém como referência de manancial.

image

Para o  diretor Regional do Interior, Marconi Azevedo, a ampliação da cobertura de esgoto na Mata Norte é uma conquista da população, que passa a ter mais saúde a partir do saneamento básico. “Todos sabem que quando se investe em esgoto está se evitando a proliferação de doenças que ainda persistem por conta da infraestrutura deficiente das áreas urbanas. Quando falamos que a Compesa tem a missão de melhorar a qualidade de vida das pessoas, estamos nos referindo também a ações como essa em Nazaré da Mata”, declarou Azevedo.

Deixe um comentário

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Mais do Giro Mata Norte