ASPROF tenta dialogar com prefeito de Nazaré da Mata sobre reajuste salarial

Por Rafael Santos 07/02/2022 18:46 • Atualizado 07/02/2022
Compartilhe

A Associação dos Professores da Mata Norte (ASPROF-MN) tem encontrado dificuldades em dialogar com o prefeito de Nazaré da Mata, Nino Nascimento (Solidariedade), sobre o reajuste salarial, concedido através do aumento do piso dos professores, autorizado pelo Presidente da República, Jair Bolsonaro.

Em nota, o ASPRO-MN, relatou a dificuldade e comenta sobre rumores do não reajuste, além da precária infraestrutura dos prédios onde funciona as escolas.

Nota:

O Prefeito Nino de Nazaré da Mata não recebe a Associação dos Professores (ASPROF-MN) para discutir assuntos de interesse da categoria, em especial, o reajuste do Piso Salarial de 2022.

A decisão do Presidente em cumprir a legislação do piso salarial que leva a um reajuste de 33,24% para os Professores da Educação Básica, deixou alguns políticos gritando que não teriam condições, esquecendo eles que os educadores não tiveram reajuste salarial no ano de 2020 e 2021. Mas em off a Prefeitura de Nazaré da Mata concedeu reajuste para alguns privilegiados.

Destacamos que o valor de R$ 3.845, 00, após o reajuste, é o salário base, para profissionais de início de carreira e com o Magistério, os demais devem seguir o reajuste de acordo com o Plano de Cargos e Carreira de cada município, seu nível e sua faixa.

Nos bastidores, o Prefeito Nino, junto ao Procurador Municipal afirmam que o município não irá pagar o reajuste de 2022, pois não teria dinheiro suficiente para isso. Além disso, já estão articulando junto aos vereadores para votarem contra o reajuste do Piso Salarial.

Porém o Prefeito esquece que os valores repassados pelo Governo Federal tiveram aumento no ano de 2021 e terá aumento em 2022. Além disso, o Presidente afirmou em Rede Nacional que o município que comprovar que não têm condições de realizar o pagamento do reajuste, o MEC ajudaria com verbas maiores. Mas será que Nazaré da Mata consegue comprovar? Segundo denúncias o problema é o grande número de cargos comissionados e contratos na Educação.

Destacamos que Nazaré da Mata não realizou reformas de infraestrutura nas escolas durante o período em que não teve aulas presenciais por causa da pandemia.

No dia 3 de fevereiro, houve retorno das aulas presenciais, mas os problemas da Educação em Nazaré da Mata estão longe de serem solucionados: as salas de aulas não possuem ventiladores, ou possuem ventiladores que não funcionam, ou em quantidade que não atende ao quantitativo de alunos nas salas. Ventilação nos espaços é uma das exigências do Protocolo de Medidas Sanitárias contra Covid-19.

Quanto a Merenda Escolar, ainda temos a velha desculpa do atraso da Licitação para a Merenda , onde a mesma não é unificada na Rede Escolar Municipal, pois no primeiro dia de aula teve escolas que serviram a famosa bolacha “Maria”, o que demonstra a falta de compromisso e respeito para com a população nazarena.

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Mais do Giro Mata Norte