Macaparana: Aluno da rede pública recebe livros editados pela Cepe


O aluno Cauan Rodrigo Soares da Silva, 17 anos, concluinte do ensino médio da escola pública Creusa de Freitas Cavalcanti, em Macaparana. O aluno teve a ideia de pedir livros para a biblioteca da sua escola, a Companhia Editora de Pernambuco (Cepe) recebeu o pedido, e atendeu doando cem livros para a biblioteca do colégio onde o Cauan estuda, pelo programa Caixa de Leitura. 

O gosto pela leitura e a necessidade de dinheiro para comprar livros foi um estopim para solicitação da ajuda, sem contar o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) que irá prestar esse ano. “Eu amo ler, vou fazer o ENEM pela primeira vez e a leitura vai me ajudar bastante nas provas”, afirmou o estudante ao receber os exemplares, na Escola de Referencia em Ensino Médio (Erem) Creusa de Freitas Cavalcanti, no Centro de Macaparana.

Na escola, é considerado um estudante educado, aplicado e interessado em aprender. “Ele não se acomodou na pobreza, está sempre buscando novos conhecimentos“, destacou a professora de apoio pedagógico, Edna Nascimento. “Cauan é um aluno com foco na leitura, ele faz curso extraclasse de redação e a doação dos livros é um estímulo muito importante”, acrescentou a diretora do colégio, Maria José da Silva Nascimento. A ideia de solicitar os livros nasceu no curso de redação que ele frequenta, na cidade de Nazaré da Mata.

O Senado encaminhou a demanda do estudante para a Gerência Regional de Educação (GRE) Mata Norte, em Nazaré da Mata, juntamente com os livros para serem entregues ao jovem. Depois de entrar em contato com Cauan, a GRE resolveu acionar a Cepe, para conseguir mais doações de títulos de literatura para o aluno. “Foi uma surpresa muito boa receber esses outros livros”, destacou o adolescente.

O programa Caixa de Leituras da Cepe prevê a distribuição gratuita de livros a escolas, bibliotecas e universidades públicas localizadas em Pernambuco.

“Muita alegria receber os livros para ampliar o conhecimento dos nossos alunos”, declarou a coordenadora da biblioteca, Severina Gomes. De acordo com ela, o acervo atual é composto por aproximadamente 5 mil livros. “O espaço é muito procurado pelos estudantes, chegamos a fazer cerca de 700 empréstimos em três meses”, disse Severina Gomes. Cauan é monitor na biblioteca da escola.

  • Últimas Notícias

  • Vagas de Empego

  • Publicidade