Festival  Canavial estreia em clima de Copa do Mundo

Festa é realizada, gratuitamente, ao som de muito forró pé de serra, em Itambé, na Zona da Mata Norte do Estado.


O clima de estreia do Brasil nos Jogos da Copa do Mundo vai invadir a abertura do Festival Canavial. Considerado o maior evento de música e cultura popular de tradição da Zona da Mata Norte de Pernambuco será realizado em Itambé. A programação, que começa nesta quinta-feira e segue até o dia 03 de dezembro, conta com atividades presenciais e online, como shows, apresentações de grupos de cultura popular, oficina, seminário, roda de diálogo, entre outras novidades. Tudo realizado de graça para o público. 

O festival inicia na tarde desta quinta,  a partir das 15h, com transmissão, ao vivo, do jogo entre Brasil e Sérvia, direto do Qatar. Um telão, com capacidade de 20 metros², foi instalado no local para que o público possa acompanhar toda emoção da competição. Logo em seguida o ritmo cultural toma conta do espaço, com  apresentação contagiante Terezinha do Acordeon e Luzinete Show, trazendo toda alegria do autêntico forró e pé de serra. 

Este ano o festival comemora 16 anos e traz como tema: “Uma celebração de encontros históricos”. Ao todo, serão cinco dias de festividade. Entre as atrações confirmadas, Juliano Holanda e Sam Silva; Afonjah e Isaar; Maciel Salu e Lazir Sinval do Jongo da Serrinha; Orquestra Virtual e Charles Theone; Caboclinhos 7 Flexas de Goiana e Preciawá Porãngueté; Terezinha do Acordeon e Luzinete Show; Coco Raízes de Arcoverde e Biu do Coco, entre outros.

Para além dos artistas locais, o festival também recebe outros convidados musicais, como a banda baiana Manospreto, Quinteto Violado, João Paulo Rosa, Nádia Maia, Coco da Liberdade, Orquestra Iorubá, Orquestra Pedra Preta, Maracatu Estrela de Ouro de Aliança, Maracatu Pavão Misterioso de Upatininga e Maracatu Águia Formosa de Tracunhaém.

A grade cultural do festival tem a participação de artistas e grupos culturais de várias cidades: Itambé, Carpina, Aliança, Goiana, Tracunhaém, Nazaré da Mata (Zona da Mata Norte), Inajá (Sertão);  Igarassu,Olinda e Recife ( Região Metropolitana).  Há, ainda, participação especial dos estados do Rio de Janeiro, Bahia e Rio Grande do Norte.

O evento tem o incentivo do Governo de Pernambuco, por meio dos recursos do Funcultura; Prefeitura de Itambé; Secretaria de Cultura, Ministério do Turismo e Governo Federal.

O festival também terá atividades online com espaço dedicado a atrações culturais do Japão, Moçambique, África do Sul, e Estados Unidos. Para saber mais sobre a 16ª edição do Festival Canavial, acesse: Instagram: https://instagram.com/festivalcanavial2022 I Youtube: https://www.youtube.com/channel/UCvENZ0s_NKWE0lhFzfnJsrg 

PROGRAMAÇÃO 

DIA 24/11- (QUINTA-FEIRA)

16h – Transmissão do jogo Brasil x Sérvia – Ricca Eventos (Concentração a partir das 12h)

DIA 25/11 (SEXTA-FEIRA)

20h – Orquestra Iorubás de Pernambuco (Recife/PE)

21h – Coco da Liberdade (Olinda/PE)

22h – Maciel Salu (Olinda/PE) e Lazir Sinval (Rio de Janeiro/RJ)

22h40 – Homenagem a Maciel Salu com Isaar (Recife/PE) e Maracatu Águia Formosa (Tracunhaém/PE)

23h30 – Nádia Maia (Recife/PE)

DIA 26/11 (SÁBADO)

14h – Roda de Conversa “A artista negra na produção cultural brasileira” – Plenário Câmara de Vereadores de Itambé 

20h – Orquestra Virtual (Igarassu/PE) e Charles Theone (Inajá/PE)

21h – Maracatu Estrela de Ouro (Aliança/PE)

21h30 – Manos Perto (Salvador /BA)

22h30 – Caju e Caetano (Aliança/PE)

23h – Afonjah e Isaar (Recife/PE)

00h30 – Nádia Maia(Recife /PE)

DIA 27/11

09h – Roda dos Terreiros – Plenário da Câmara de Vereadores de Itambé 

17h – Maracatu Pavão Misterioso (Aliança/PE)

17h30 – Terezinha do Acordeon (Salgueiro/PE) e Luzinete Show (Carpina/PE)

18h30 – João Paulo Rosa (Nazaré da Mata /PE)

19h30 – Caboclinhos Sete Flexas (Goiana/PE)

20h30 – Juliano Holanda (Carpina/PE) e Sam Silva (Goiana/PE)

21h30 – Quinteto Violado (Recife/PE)

  • Últimas Notícias

  • Vagas de Empego

  • Publicidade