Dicas para o dia das Provas do ENEM confira!

Esse é um momento muito importante na vida de muitos candidatos, uma vez que é um dos primeiros passos para conseguir acesso ao ensino superior e para que comece a desenhar o seu futuro profissional.


dicas-enemO Exame Nacional do Ensino Médio – Enem – acontece neste final de semana, dias 8 e 9 de novembro. Durante esses dois dias, milhares de estudantes têm seu desempenho avaliado e tentam garantir uma boa nota para poderem disputar vagas para cursar o ensino superior por meio de programas do governo, como o PROUNI, FIES ou SiSU, em instituições públicas ou privadas.

Quem se inscreveu até o dia 23 de maio de 2014, está apto a realizar as provas, que acontecem em todo o país. No sábado, entre 13h e 17h30 (Horário de Brasília), os estudantes farão as provas de ciências da natureza e ciências humanas e no domingo, entre 13h e 18h30 (Horário de Brasília) farão a redação, provas de matemática e de linguagem e códigos. O gabarito oficial estará disponível logo após o término das provas ou no dia seguinte, e o resultado dos aprovados no exame será divulgado na primeira semana de janeiro de 2015, com grandes chances de ser antecipado para 30 de dezembro.

Esse é um momento muito importante na vida de muitos candidatos, uma vez que é um dos primeiros passos para conseguir acesso ao ensino superior e para que comece a desenhar o seu futuro profissional. E como o dia das provas já está aí, batendo à sua porta, nunca é demais dar alguns lembretes e dicas que podem ajudar, certo?

Confira data e locais mais uma vez: Sei que parece muito óbvio, mas nunca é demais conferir mais uma ou duas vezes para ter certeza de que irá ao lugar certo, nos dias certos e hora certa. Essas informações estão todas no seu Cartão de Confirmação de Inscrição.

Planeje o seu deslocamento: Sabe onde é exatamente o local da prova? Se não sabe, informe-se. Se for de carona, combine com quem irá levá-lo para sair com uma certa antecedência. Caso vá de transporte público, confira a linha de ônibus que você precisará e os horários – não deixe para ir em um horário que vá chegar próximo a hora que fecharem os portões, vá com bastante antecedência. Não há problema em chegar bem cedo, o problema é chegar atrasado e não conseguir entrar.

Prepare o corpo e mente: Nesse último dia antes das provas, evite festas, baladas ou qualquer outra atividade que lhe tire o foco. Descanse, relaxe, pratique alguma atividade física, que faz para o corpo e para a mente. Alimente-se bem, evite alimentos pesados, coma bastante frutas, sucos, evite bebidas alcoólicas. Durma bem, como o indicado, pelo menos 8 horas por noite. Lembre-se que por mais preparado que esteja em conhecimentos, a mente precisa estar relaxada para que esse conhecimento flua.


Veja algumas dicas para se dar bem na redação do Enem:

  • Clareza e coerência são fundamentais na construção textual. Lembre-se de que a leitura deve ser fluida, garantindo o bom entendimento do seu texto. Não precisa se preocupar em usar termos rebuscados. Enem pede texto correto e coeso.
  • Use a norma culta. Uma das cinco competências da redação avalia o rigor gramatical.
  • Na proposta de intervenção é imprescindível o respeito aos direitos humanos. Posturas radicais ou extremas não se adéquam com um cidadão consciente.
  • Utilize os conhecimentos adquiridos ao longo da sua formação. Embase seus argumentos com elementos históricos, geográficos, literários, filosóficos, entre outros, demonstrando amplo conhecimento de mundo. Não se esqueça: o principal é focar na defesa do seu ponto de vista.
  • Não fuja ao tema proposto. Segundo o edital, quem fugir ao tema deliberadamente vai ganhar nota zero.

Para finalizar: Concentre-se, foque na sua meta e detone!


Leia também»

  • Últimas Notícias

  • Vagas de Empego

  • Publicidade

  • Black Friday