Detran faz vistoria em veículos de transporte escolar em Pernambuco

Sem autorização, veículo é detido e leva multa de R$ 127,69, Vistoria é gratuita e feita em diversos postos em todo o estado.


Van-Escolar-intejaAté o dia 9 de agosto, todos os veículos que fazem o transporte escolar em Pernambuco devem passar por vistoria do Detran. Neste sábado (5), as vans e demais veículos que transportam crianças e estudantes no Recife e Região Metropolitana passaram pelo pátio do Detran, localizado no bairro da Iputinga, Zona Oeste da cidade. A vistoria, que acontece aos sábados, é obrigatória e checa a documentação do carro, do motorista e se o veículo está com todos os itens de segurança obrigatórios.

A ação é realizada a cada semestre de forma gratuita, para manter o controle e segurança no transporte dos usuários. No interior do estado, as Circunscrições Regionais de Trânsito (Ciretrans) ficam responsáveis pela vistoria. Os carros que cumprem com os requisitos recebem um selo de identificação no para-brisa. A multa para os motoristas que dirigem veículos sem autorização para condução escolar é de R$ 127,69; é considerada uma infração grave e o veículo fica detido até que seja regularizado.

“É uma segurança que os pais têm ao exigir essa documentação. [Com a vistoria] eu posso visualizar a autorização especial para transporte escolar e o selo de que está em dia esse veículo”, aponta o diretor de atendimento do Detran, Wanderson Florêncio.

Entre as exigências, é preciso que os veículos estejam com dispositivos de visibilidade dianteira e traseira, como espelhos retrovisores ou câmera de monitoramento. Os equipamentos ajudam na visibilidade de crianças pequenas que descem do carro. Também é exigido que o condutor de transporte escolar não tenha cometido qualquer infração grave ou gravíssima ou ser reincidente em infrações médias durante os últimos 12 meses.

Para fazer a vistoria é preciso que o motorista esteja munido dos originais e cópias da carteira de identidade e CPF; Carteira Nacional de Habilitação, na categoria D ou E; certidão negativa de antecedentes criminais estadual ou federal; certificado de aprovação no curso de formação de condutor de transporte escolar ou a referida atualização, se não constar no registro da habilitação; cópia do Cadastro Geral de Contribuintes com validade, no caso de pessoa jurídica e empresas.

No Recife, Jaboatão dos Guararapes, Camaragibe, Moreno, Caruaru, e Petrolina, além da vistoria do Detran, é necessário que o veículo de transporte escolar esteja com regularizado junto à prefeitura do município e com a regulamentação em dia.

Neste sábado o atendimento no Recife é de 8h às 12h, na Unidade de Controle de Táxi e Coletivos (DUAT). Ela fica na Rua Professor Joaquim Cavalcanti, no bairro da Iputinga. No interior, as Ciretrans das cidades de Goiana, Vitória de Santo Antão, Limoeiro, Carpina, Timbaúba, Caruaru, Garanhuns, Gravatá, Belo Jardim, Arcoverde, Afogados Da Ingazeira, Araripina, Ouricuri, Pesqueira, Petrolina, Serra Talhada e Salgueiro atendem das 8h às 13h. do G1

  • Últimas Notícias

  • Vagas de Empego

  • Publicidade

  • Black Friday