Ação educativa do Detran-PE chega a estudantes da cidade de Condado


O município de Condado recebe nesta sexta-feira (19), ação do Departamento Estadual de Trânsito (Detran-PE) voltada para conscientização e formação de condutores mais responsáveis. Dentro do programa Jovem Cidadão, equipes do órgão vão levar atividades educativas para a Escola Municipal Júlio Correia de Oliveira, utilizando simulador de direção, óculos que reproduzem os sintomas de embriaguez e óculos de realidade virtual. A ação acontecerá das 9h às 11h, desenvolvida pela Coordenadoria de Educação para o Trânsito, Imprensa e Publicidade Institucional do Detran-PE juntamente com a Diretoria de Fiscalização. O Jovem Cidadão é voltado para estudantes do ensino fundamental e oferece mecanismos para reflexão sobre os prejuízos da associação do álcool com o ato de transitar.

Com o simulador de direção será possível oferecer aos alunos uma visão aproximada das condições de direção, estando sob efeito de álcool. O equipamento, composto por volante, pedais, alavanca de marcha e monitores que mostram a estrada, permite visualizar situações como distorções na via, lentidão de reflexos, visão embaçada e velocidade fora dos limites permitidos. O uso do simulador é uma das estratégias desenvolvidas pelo Detran-PE para conscientizar sobre os perigos de dirigir após ingestão de bebidas alcoólicas.

A programação em Condado inclui ainda, o uso de óculos que simulam embriaguez. A peça provoca sensação de tontura, vista turva e desequilíbrio, condições habituais após o uso de álcool. No local também haverá a utilização dos óculos de realidade virtual, acessório que leva o usuário a uma viagem virtual, que parte de um bar, após ingerir bebida alcoólica, e segue por ruas e avenidas, finalizando de maneira desagradável. 

De acordo com o gerente da Escola Pública de Trânsito do Detran-PE, Ivson Correia, a iniciativa é fundamental para levar ao jovem estudante condições de vivenciar e avaliar as consequências da ingestão do álcool antes de conduzir veículos. “É uma forma de conscientizar as futuras gerações para um trânsito mais responsável”, considera. Além das atividades realizadas em Condado, o programa Jovem Cidadão também leva palestras e produz conteúdo educativo direcionado a estudantes do ensino fundamental.

SERVIÇO:

AÇÃO EDUCATIVA DETRAN-PE

Data: sexta-feira (19/08/22)

Local: Escola Municipal Júlio Correia de Oliveira (Rua José Gaião, 232 – Centro – Condado-PE)

Horário: das 9h às 11h

  • Últimas Notícias

  • Vagas de Empego

  • Publicidade