UPAE Carpina capacita profissionais da Atenção Primária sobre Diagnóstico e Aferição de Pressão Arterial 

Cerca de 20 profissionais, entre técnicos de enfermagem e agentes comunitários de saúde participaram do treinamento

Por Rafael Santos 30/06/2023 19:46 • Atualizado 30/06/2023
Compartilhe

A Unidade Pernambucana de Atenção Especializada de Carpina (UPAE Carpina) promoveu, nesta quinta-feira (29/06), o 1º treinamento sobre Diagnóstico e Aferição de Pressão Arterial, voltado para profissionais da Atenção Primária que atuam em municípios da mata Norte do Estado. 

O curso, que abordou questões como hipertensão arterial, aferição de pressão e formas não medicamentosas para controle da doença, buscou capacitar agentes comunitários de saúde e técnicos de enfermagem para lidar com esses pacientes. Por ano, mais de 300 mil pessoas morrem no Brasil por conta da hipertensão. 

“Os agentes comunitários de saúde são os profissionais que acompanham mais de perto os usuários do SUS em qualquer cidade, por isso, é fundamental que todos conheçam as principais informações e estejam capacitados para lidar com esses pacientes”, explica o instrutor e coordenador médico da UPAE Carpina, Jullian Muniz. 

Mudando o estilo de vida – Um dos principais temas abordados no curso foram as formas não medicamentosas para controle da hipertensão arterial, como mudança da alimentação e a prática regular de atividades físicas. A ideia é fortalecer os cuidados com a doença no ambiente domiciliar. 

“Com o curso, deixamos eles capacitados para identificar melhor uma hipertensão, mas também para fazer as recomendações iniciais para estimular mudanças fundamentais na vida de pacientes com hipertensão arterial. Muitas vezes, a alimentação e a prática de atividades físicas é mais eficaz que as medicações no controle da doença”, completa o profissional. 

O curso ainda contou com a participação da nutricionista da unidade, Jessica Priscila, que falou sobre a importância da alimentação para o controle da pressão arterial. 

A UPAE Carpina beneficia 20 municípios da região, contemplando 590 mil pessoas das cidades de Bom Jardim, Buenos Aires, Carpina, Casinhas, Cumaru, Feira Nova, João Alfredo, Lagoa de Itaenga, Lagoa do Carro, Limoeiro, Machados, Nazaré da Mata, Orobó, Passira, Paudalho, Salgadinho, Surubim, Tracunhaém, Vertente do Lério e Vicência.    

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Mais do Giro Mata Norte