O Sebrae em Pernambuco promove a palestra “Liderança no Processo Empreendedor”, com o consultor do Senac e Sebrae Álvaro Neves. O objetivo do encontro é discutir os caminhos do empreendedorismo a partir da mudança de hábito do consumidor. O encontro, que integra o Movimento Compre do Pequeno Negócio (MCPN), acontece na noite da próxima quarta-feira (5), em Carpina, as 19h no auditório da Faculdade Luso-Brasileira (Falub), no bairro de Santa Cruz. O evento ocorre no Dia da Micro e Pequena Empresa, marco da mobilização realizada pelo MCPN para fortalecimento do setor.
O atual desafio do empresário é reconhecer as necessidades do consumidor, já que o país vive um momento de contenção de gastos, aumento do desemprego. “A forma do consumo mudou. Antes os clientes compravam por desejo, era uma compra subjetiva. Atualmente, num cenário de instabilidade, os consumidores estão se preocupando com as necessidades, estão pesquisando mais. O empreendedor precisa identificar essas necessidades e usar da sua criatividade para obter sucesso nos negócios”, define o palestrante.
Ao reconhecer o cenário, o empreendedor precisa fortalecer suas ferramentas de gestão, de estudo e avaliação de cenário para tomada de decisão. “A pessoa que inicia um negócio precisa de capacidade de gestão. Não adianta ter apenas vontade, porque, para um negócio dar certo, é necessário eficiência e eficácia. Para isso, é necessário a preparação, a qualificação”, explica. Álvaro Neves acredita que o pequeno empresário ganha mais se investir na capacidade de liderança para amadurecer seu espírito empreendedor.
Dia da Micro e Pequena Empresa
A Assembleia Legislativa do Estado de Pernambuco sancionou a Lei Nº 15.720, de 8 de março de 2016, que institui, no Calendário de Eventos do Estado de Pernambuco, o Dia Estadual da Micro e Pequena Empresa, a ser realizado, anualmente, no dia 5 de outubro, e dedicado também ao Movimento Compre do Pequeno Negócio, idealizado pelo Sebrae.