Profissionais da enfermagem, da rede de saúde de Carpina, emitem carta aberta

Por Rafael Santos 12/10/2023 20:14 • Atualizado 12/10/2023
Compartilhe

Servidores da enfermagem, da rede municipal de Carpina, emitiram uma carta aberta contra a aprovação do projeto de lei 010/2023, de autoria do poder executivo, que foi colocado em votação, na sessão da última terça-feira (10), na Câmara de Vereadores da cidade.

De acordo com a categoria o projeto revogou direitos previdenciários da classe.

Segue Carta:

CARTA ABERTA DA ENFERMAGEM DO MUNICÍPIO DO CARPINA

Nós que aqui falamos (enfermeiras, técnicos, auxiliares de enfermagem e parteiras), os mesmos que enfrentaram a pandemia da COVID 19, ficamos marcados pela dor, medo, exaustão, se distanciaram dos próprios familiares para salvar tantos de vocês. Continuamos a nos submeter às condições de trabalho difíceis, na tentativa de promover e recuperar a saúde desta população.

Adentramos nos lares e assistimos todas as famílias, por meio das UBS’s (Unidades Básicas de Saúde). Cuidamos dessas mesmas famílias, quando adoecem e buscam a Unidade Mista do Carpina.

Socorremos os que precisam, onde quer que estejam, por meio do SAMU (Serviço Móvel de Urgência), exercendo nosso papel com dedicação, zelo, competência e sobretudo com humanização, respeitando sempre os munícipes na sua individualidade.

Não é exagero dizer que os profissionais de enfermagem são os mais atuantes no amplo cenário da saúde. Somos mais de 115 servidores públicos nesta cidade. Emergimos como protagonistas na saúde pública brasileira. Estamos em todas as etapas da vida, desde o ventre até morte.

O dia 10 de outubro de 2023, ficará marcado para a enfermagem carpinense, na qual a mesma recebeu, de forma inescrupulosa, votos em desfavor daqueles que se propuseram a defender a sociedade, dentro da Câmara  Municipal desta cidade. Nos negaram os direitos previdenciários, quando aprovaram o projeto de Lei que regulamenta o piso da categoria, na forma inconstitucional que o executivo municipal elaborou.  Projeto este, que foi enviado àquela casa com a única finalidade de nos ferir.

Viemos informar que a enfermagem e seus familiares, jamais esquecerão. Iremos nos lembrar a cada dia, principalmente com a proximidade do ano eleitoral.

Pediram tempo, discutimos em audiência pública, mostramos cartilhas de orientação do Ministério da Saúde, a Lei do piso da enfermagem 14.434 de 2022, ouviram do conselho de classe e sindicato, conversamos individualmente. E mesmo cientes de que não haveria ônus ao município, a grande maioria votou por interesses próprios.

O mérito da conquista do Piso Nacional da Enfermagem é unicamente da própria enfermagem, que se mobilizou junto com seus respectivos representantes para aprovação por parte da União.

É vergonhoso ver vereadores usarem de má fé, contra aqueles que salvaram e continuam salvando vidas, negando os direitos que são legítimos a todo servidor público.

Deixamos nossos agradecimentos ao enfermeiro, presidente do COREN-PE e Deputado Estadual, Gilmar Junior, por ter vindo nos apoiar, por sua colaboração e luta incansável, pela enfermagem pernambucana.  Ao COREN – PE, ao SATENPE, e nossa digníssima vereadora, Manu Lapa, por construir, juntamente conosco, as emendas apresentadas na Casa Legislativa. Exaltamos sua atuação como representante que faz jus a cadeira que o povo de Carpina lhe confiou.

Estendemos nossa gratidão aos vereadores Alexandre (Xandinho), Cássia do Moinho e Marcinho do Pastel, que, embora não tenham rejeitado o projeto, seguiram o voto a favor das emendas construídas pela enfermagem, respaldada juridicamente na Lei 14434, na determinação do STF ADI 7222 e apresentadas pela vereadora Manu Lapa.

Continuaremos à disposição da sociedade, cumprindo nossos deveres como servidores públicos, porém sem deixar de lutar por nossos direitos.

Atenciosamente: Enfermagem Carpinense

Carpina 11 de outubro de 2023

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Mais do Giro Mata Norte