PMC descumpre decisão da justiça e continua sem destinar repasses para o COMDICA

Por Rafael Santos 01/09/2015 18:12 • Atualizado 01/09/2015
Compartilhe

Prefeitura-de-CarpinaA Prefeitura da cidade do Carpina está descumprindo uma decisão judicial, expedida pela 3ª Vara da Comarca de Justiça do Carpina, na qual obriga o município a regularizar os repasses para o Conselho Municipal de Defesa do Direito da Criança e do Adolescente (COMDICA) do Carpina. Os repasses não vêm sendo feitos, regularmente, desde o ano de 2013. A decisão, se não atendida, implica em multa para o município.

A decisão do Juiz, Marcelo Marques Cabral, foi publicada no dia 04 de agosto deste ano.

O conselho ingressou com um pedido de antecipação de tutela alegando que o gestor do município não estaria efetivando corretamente o repasse dos valores, destinados ao COMDICA, como prevê a Lei Municipal de Diretrizes Orçamentárias (LDO). O COMDICA também chegou a pedir a regularização dos valores, que desde 2013 não é feito corretamente.

No processo a prefeitura chegou a alegar que a conta bancária, usada para o depósito, precisaria ser atualizada, já que era vinculada a outra gestão.

O Juiz acatou o pedido do COMDICA e determinou o bloqueio total dos repasses, referentes aos anos de 2013 e 2014, conforme estava estabelecido na LDO dos exercícios financeiros. O repasse deverá ser acrescido de juros de 1% a.m. e corrigido monetariamente. A decisão ainda obriga a prefeitura a realizar, regularmente, o repasse ao conselho. O descumprimento penalizará o município em uma multa diária, no valor de R$ 1 mil.

O juiz ainda condenou a Fazenda Municipal ao pagamento de três salários mínimos.

Procurado por nossa redação o presidente do COMDICA, Juscelino Mendes, confirmou que a prefeitura ainda não está realizando os repasses, mas preferiu não se pronunciar.

Deixe um comentário

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Mais do Giro Mata Norte