Maracatu rural é tema de palestra no JCP, em Carpina

Por Rafael Santos 09/08/2023 16:16 • Atualizado 09/08/2023
Compartilhe

A professora Albertina Mota e o pesquisador Matheus Eurício iniciaram uma série de palestras e debates com temas voltados a diversos segmentos de grupos culturais da região Nordeste. O projeto, chamado Geografia Arteira, une a ciência e a cultura de maneira única. Explorando o conteúdo do SSA2 (Sistema de Seleção Unificado para as Universidades Brasileiras), o projeto mergulha nas complexidades da geografia e suas aplicações práticas, ao mesmo tempo em que entrelaça com a rica herança cultural do Nordeste.

A primeira das quatro palestras teve como tema: A origem do Maracatu Rural de Baque Solto. Desde os tempos passados até sua realidade atual, explicando cada brincante e suas funções dentro do brinquedo ou nação. O palestrante foi o fundador do Maracatu Rural de Baque Solto GALO DOURADO da cidade de Lagoa de Itaenga, Josuel conhecido por Jó do Maracatu.

Albertina Mota destacou a importância do projeto para mostrar na prática a riqueza cultural do Nordeste Brasileiro para os alunos: “Todos esses debates serão muito importantes para nossos alunos, pois também serão aplicados em provas.” A pedagoga também disse que a devolutiva das palestras e debates será em 31 de outubro em apresentação pelos alunos na escola.

Deixe um comentário

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Mais do Giro Mata Norte