Maracatu rural é tema de palestra no JCP, em Carpina

Por Rafael Santos 09/08/2023 16:16 • Atualizado 09/08/2023
Compartilhe

A professora Albertina Mota e o pesquisador Matheus Eurício iniciaram uma série de palestras e debates com temas voltados a diversos segmentos de grupos culturais da região Nordeste. O projeto, chamado Geografia Arteira, une a ciência e a cultura de maneira única. Explorando o conteúdo do SSA2 (Sistema de Seleção Unificado para as Universidades Brasileiras), o projeto mergulha nas complexidades da geografia e suas aplicações práticas, ao mesmo tempo em que entrelaça com a rica herança cultural do Nordeste.

A primeira das quatro palestras teve como tema: A origem do Maracatu Rural de Baque Solto. Desde os tempos passados até sua realidade atual, explicando cada brincante e suas funções dentro do brinquedo ou nação. O palestrante foi o fundador do Maracatu Rural de Baque Solto GALO DOURADO da cidade de Lagoa de Itaenga, Josuel conhecido por Jó do Maracatu.

Albertina Mota destacou a importância do projeto para mostrar na prática a riqueza cultural do Nordeste Brasileiro para os alunos: “Todos esses debates serão muito importantes para nossos alunos, pois também serão aplicados em provas.” A pedagoga também disse que a devolutiva das palestras e debates será em 31 de outubro em apresentação pelos alunos na escola.

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Mais do Giro Mata Norte