gestores do Instituto Agronômico de Pernambuco serão capacitados pelo TCE em Carpina


IPAFoi lançado em Carpina, na Mata Norte, o curso de capacitação em Direito Administrativo para 30 gestores do Instituto Agronômico de Pernambuco (IPA). Com o curso, os gestores serão qualificados para atividades que envolvem suprimento institucional, contratação de serviços e licitações. A abertura aconteceu nesta terça-feira (13) e contou com a presença do secretário de Agricultura e Reforma Agrária, Nilton Mota.

As aulas, que serão ministradas com os instrutores da Escola de Contas Públicas Professor Barreto Guimarães, do Tribunal de Contas do Estado (TCE), acontecem no Centro de Treinamento do IPA na cidade.

“Com essa capacitação, pesquisadores e extensionistas ampliarão o conhecimento na área de gestão, tendo o TCE como orientador”, argumentou Nilton Mota. O secretário explicou ainda que esse primeiro módulo do curso de formação continuada tem por objetivo qualificar os profissionais do IPA, que atuam em todo o Estado, dentro de um novo formato de gestão, focando na organização e transparência das contas públicas.

Nessa primeira fase, os gestores terão aulas sobre função administrativa do Estado, princípios da administração pública, organização da administração pública, poderes da administração pública, atos administrativos, serviços públicos, licitações, contratos administrativos, agentes públicos e controle da administração pública. Os outros dois módulos serão sobre “Planejamento, Orçamento e Finanças Públicas” e “Responsabilização dos agentes públicos/improbidade administrativa”.

No total serão 80 horas/aula e os gestores estarão qualificados com as atividades transversais que desenvolvem, como suprimento individual, suprimento institucional, contratação de serviços, contratos, licitações, responsabilidade pela execução do serviço e o papel dos órgãos de controle, a exemplo da Controladoria Geral do Estado (CGE), Procuradoria Geral do Estado (PGE), além do próprio TCE. Os próximos módulos estão previstos para ocorrer até novembro.

  • Últimas Notícias

  • Vagas de Empego

  • Publicidade