A Companhia Pernambucana de Saneamento – Compesa está executando uma obra de implantação de nova rede de distribuição de água dos bairros Carneiro Leão e Três Marias, na cidade de Carpina. A intervenção visa a melhoria do fornecimento de água das duas localidades, a partir do incremento de vazão para a cidade previsto para o mês de agosto, prazo para a conclusão da instalação da nova estação de tratamento de água no município de Paudalho. A nova unidade possui um sistema moderno de tratamento de água com sistema de ultrafiltração, tecnologia usada em vários países, e vai integrar o Sistema Integrado de Abastecimento de Água Paudalho, localizado nesta cidade. Este sistema atende além de Paudalho, outras cidades da Mata Norte, que são Carpina, Tracunhaém e Chã de Alegria.
A obra de modernização da rede de distribuição dos bairros Carneiro Leão e Três Marias deve ficar pronta em novembro deste ano, um investimento de R$ 300 mil, um benefício para 24 mil pessoas nas duas localidades. “As redes de distribuição dessas áreas estavam subdimensionadas, insuficientes para o atendimento com pressões adequadas devido ao crescimento populacional nos últimos anos”, explica o gerente de Unidade de Negócio da Compesa, Tiago Grassi. Segundo ele, com o aumento da vazão do Sistema Paudalho para Carpina, os moradores desses bairros terão mais água nas torneiras, além de permitir a redução de perdas e custos de serviços de manutenção para consertos de vazamentos.
Atualmente, Carpina recebe 135 litros de água por segundo do Sistema Paudalho. A partir da operação da nova estação de tratamento, a vazão da cidade aumentará para 165 litros de água por segundo. Além de contemplar os dois bairros que estão recebendo obra de melhoria da infraestrutura de redes de abastecimento, as demais áreas de Carpina também serão beneficiadas com a melhoria da distribuição de água.