Antônio Moraes repercute visita da Comissão de Meio Ambiente ao lixão de Carpina


09-21-antonio-moraes-rs-6-de-6A situação do lixão de Carpina, na Mata Norte, foi alvo de pronunciamento do deputado Antônio Moraes (PSDB) no Pequeno Expediente desta segunda (21). Ele integrou a comitiva da Comissão de Meio Ambiente, que visitou o canavial do Sítio Três Paus, na última quarta (16), onde o lixo da cidade é descartado.

A inspeção dos parlamentares foi motivada por matérias veiculadas na imprensa, em junho deste ano, mostrando crianças caminhando sobre o lixo para atravessar a rodovia entre a vila dos catadores e a escola. “Para nossa surpresa, quando chegamos lá, o prefeito havia mandado desobstruir a estrada que estava tomada por lixo”, relatou o tucano. “Os resíduos foram colocados na lateral das estradas e a área do lixão foi cercada.”

Moraes informou, também, que a cidade de Carpina ainda não possui aterro sanitário, como a Política Nacional de Resíduos Sólidos exige desde agosto de 2014. “Sabemos das dificuldades, mas o Governo do Estado, através do FEM (Fundo Estadual de Apoio ao Desenvolvimento Municipal), disponibilizou um escritório de projetos para ajudar a buscar recursos federais”, observou o deputado.

Ele também manifestou preocupação com a fumaça noturna no lixão, que tem afetado a saúde dos moradores, e com o descarte de lixo hospitalar. “Pedimos providências à prefeitura, esperando que essas questões possam ser, pelo menos, minoradas”.

  • Últimas Notícias

  • Vagas de Empego

  • Publicidade