Assinatura de parceria entre o Governo do Estado e a França garante Centro de Referência em Direitos Humanos para a Mata Sul


françaO governador de Pernambuco, João Lyra Neto, e o presidente da região de Midi-Pirinéus, na França, Martin Malvy, assinaram nessa quinta-feira (24/04), em solenidade no Palácio do Campo das Princesas, acordo de cooperação técnica internacional “descentralizado”. Esta é a primeira vez que um Estado Brasileiro e uma região francesa firmam uma parceria como esta, fato que consolida a proximidade da relação já existente entre as duas nações.

Dentre os vários temas apontados no acordo destaque para a implantação de um Centro de Referência em Direitos Humanos e Assistência Social na região da Mata Sul, especificamente no município de Maraial.

Iniciativa da Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos, por meio da Secretaria Executiva de Justiça e Direitos Humanos, o Centro ficará em Maraial, entretanto, irá atuar em âmbito regional. Ele concentrará os vários temas dos direitos, tornando-se a extensão da Secretaria na região.

“O espaço vai disponibilizar para a população da região orientações e atendimento no combate às violações. As ações serão voltadas a pessoa idosa, pessoas com deficiência, população LGBT, vítimas da violência, dentre outros, em consonância com a meta prioritária do Governo de interiorizar as ações”, pontuou o secretário executivo, Paulo Moraes.

E completa. “Com o Centro de Referência em Direitos Humanos da Mata Sul, amplia-se a presença dos Direitos Humanos no Estado. Assim como o Centro de Petrolina que está em fase de implantação, no Sertão do São Francisco, e o de Caruaru, no Agreste”.

A parceria entre Pernambuco e a França voltada a Mata Sul prevê ações de desenvolvimento local sustentável, melhoria dos equipamentos da assistência social, de fomento ao turismo ecológico e de reorganização dos espaço de moradia e comércio respeitando as implicações e peculiaridades da região.

O acordo possibilitará ainda a troca de experiências nas áreas de turismo, ciência e tecnologia, desenvolvimento social, direitos humanos, tecnologia da informação e agricultura familiar. “Iniciamos com a França uma relação muito importante, que nos legará um futuro muito promissor”, comemorou o governador João Lyra Neto.

Para o presidente da região francesa, Martin Malvy, Pernambuco foi escolhido por várias razões, dentre as quais, “O fato do Estado ter vivido esse ‘boom’ econômico e de desenvolvimento”, disse Malvy. E completou destacando que o Estado também “oferece grandes e novas oportunidades”.

A solenidade também marcou a assinatura de acordo de parceria entre a Agência Pernambucana de Águas e Climas (Apac) e a Agência de Água Adour-Garonne, de Midi-Pirinéus, para o desenvolvimento de programas e projetos na área de gestão de recursos hídricos e saneamento básico. “Isso nos interessa muito, já que nós temos uma carência muito grande no semiárido de Pernambuco”, disse João Lyra Neto. Também foi firmado protocolo de cooperação acadêmico-científico entre o Hospital das Clínicas da UFPE e o Centro Hospitalar Universitário de Toulouse.

GiroMataNorte.com.br

  • Últimas Notícias

  • Vagas de Empego

  • Publicidade

  • Black Friday