Wifi Grátis – Pontos de ônibus terá rede wifi para usuários Confira

Internet poderá ser utilizada 24 horas diariamente e não será preciso senha para efetuar login


parada-de-onibus-recife-intejaA partir da próxima segunda-feira (19), dez pontos de ônibus do Recife contarão com acesso a rede Wi-Fi. A iniciativa faz parte do projeto “Wi-Fi nas Paradas”, que tem como objetivo oferecer conectividade aos usuários do transporte coletivo para que eles possam baixar e utilizar os aplicativos Cittabus e CittaBus Acessibilidade. A velocidade será equivalente a da rede 4G.

A internet poderá ser utilizada 24 horas diariamente e não será preciso senha para efetuar login. Basta que o usuário entre na rede aberta intitulada de “Cittabus” para começar a navegar. As avenidas Rosa e Silva e Agamenon Magalhães estão entre os corredores viários que terão as paradas conectadas. Todos os pontos receberão sinalização para alertar os usuários.

Cittabus – Os usuários de transportes coletivos em Pernambuco ganharão mais uma forma de otimizar o tempo das viagens. Trata-se do aplicativo CittaBus, capaz de oferecer informações em tempo real sobre o horário de partida e chegada de ônibus e quais linhas passam em determinados pontos.

cittabus

A ferramenta, desenvolvido pelo Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros de Pernambuco (Urbana-PE), está disponível para ser baixado através do site ou pelo celular. A tecnologia também pode ser adquirida nos painéis instalados na sede do Vale Eletrônico Metropolitano (VEM), localizado na Rua da Soledade, bairro da Boa Vista, área central do Recife.

Através do serviço, os usuários podem se programar para estar na parada de ônibus quando o veículos estiver perto de chegar. Além disso, o CittaBus mostra se o veículo à caminho é adaptado para pessoas com deficiência ou não e quais as linhas oferecidas no ponto de ônibus pesquisado, assim como o trajeto percorrido por ela.

Luiz Eduardo Porto, que é deficiente visual há 23 anos, auxiliou o desenvolvimento do app para smartphones

Luiz Eduardo Porto, que é deficiente visual há 23 anos, auxiliou o desenvolvimento do app para smartphones

CittaBus Acessibilidade – Andar pela calçada, encontrar uma parada e identificar qual ônibus o levará para o local desejado. Para quem é deficiente visual, os obstáculos na hora de utilizar o transporte público são inúmeros. Mas, a partir desta terça-feira (13), quem não enxerga e precisa se locomover através de coletivos pela Região Metropolitana do Recife (RMR) terá uma ferramenta tecnológica como aliada. É que o Sindicato das Empresas de Transportes de Passageiros no Estado de Pernambuco (Urbana-PE), em parceria com a Cittati, lançou o aplicativo CittaBus Acessibilidade que informa, através de um dispositivo de voz, quais linhas passam em um determinado ponto e em quanto tempo um veículo específico chegará ao local desejado.

Para usar, basta que os interessados acessem a Google Play (Android) ou App Store (iOS). Com a ferramenta em mãos, o usuário poderá saber quais são os pontos próximos da sua localização. Através de um dispositivo de voz, o software lista todas as linhas que passam em uma parada e quando a linha de interesse for selecionada, o usuário só precisa tocar na tela para começar a monitorar o coletivo.

Para que nenhum detalhe fosse esquecido na hora de criar o aplicativo, a equipe da Cittati contou com a ajuda de Luiz Eduardo Porto, desenvolvedor de 46 anos que é cego desde os 23. “Antes do aplicativo eu precisava ficar cerca de 20 minutos em uma parada esperando um ônibus. Agora, eu posso poupar meu tempo e entrar no coletivo sem precisar ficar perguntando o tempo todo qual ônibus está se aproximando da parada, já que ele emite um alerta dois minutos antes de o veículo chegar ao meu ponto”, explica o desenvolvedor.

A versão atual do Cittabus, lançada em fevereiro, já avisa quais veículos são adaptados para cadeirantes. Com aproximadamente 60 mil downloads e dez empresas de transporte público cadastradas, o software engloba 70% da frota da Região Metropolitana do Recife (RMR), o que corresponde a 2.100 ônibus. Por enquanto, a ferramenta é disponibilizada apenas para o sistema operacional Android. Segundo a Cittati, responsável pelo desenvolvimento do serviço, os usuários de iOS vão receber o app ainda nesta semana.

com informações do leia já

  • Últimas Notícias

  • Vagas de Empego

  • Publicidade

  • Black Friday