Operação da CPRH resgata 90 pássaros criados ilegalmente em Araçoiaba

De acordo com a CPRH, entre as espécies resgatadas estão sabiá, concriz, sibito, galo-de-campina, curió, caboclinho, canário-da-terra e tiziu


Operação Voo Livre, realizada pela Agência Estadual de Meio Ambiente (CPRH) com o apoio da Delegacia de Polícia de Meio Ambiente de Pernambuco (Depoma), resgatou 90 pássaros criados ilegalmente em Araçoiaba, na Região Metropolitana do Recife (RMR).

O município integra a Unidade de Conservação Estadual Área de Proteção Ambiental (APA) Aldeia-Beberibe. A ação ocorreu na última terça-feira (8).

De acordo com a CPRH, entre as espécies resgatadas estão sabiá, concriz, sibito, galo-de-campina, curió, caboclinho, canário-da-terra e tiziu. 

Após o resgate, os pássaros foram encaminhados ao Centro de Triagem e Reabilitação de  Animais Silvestres (Cetras Tangara) e, quando estiverem em condições de retornar à natureza, serão devolvidos ao habitat natural.

Além do resgate dos animais, a equipe da CPRH apreendeu seis gaiolas de campo e quatro alçapões, armadilhas para captura de aves silvestres. Foram aplicados 25 autos de infração, totalizando R$ 11.400 em valor de multa, pelas infrações  ambientais.

“A prática da criação ilegal de animais silvestres, além de infração administrativa, é crime ambiental, passível de multa. Lembramos que a entrega voluntária de animais silvestres isenta o infrator do pagamento da multa”, explicou o analista ambiental da CPRH e coordenador da Operação Voo Livre, Thiago Costa Lima. 

As entregas voluntárias podem ser feitas no Anexo da CPRH, localizado à rua Professor Edgar Altino, 145, no Poço da Panela, Zona Norte do Recife, no horário das 8h às 12h e das 13h às 17h, de segunda a sexta-feira, e também no Cetras Tangara, localizado na Estrada da Mumbeca, Km 8,5  da PE-16. No Cetas as entregas podem ser realizadas de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. Sábados, domingos e feriados, das 08 às 16 horas.

  • Últimas Notícias

  • Vagas de Empego

  • Publicidade