Mecânico morre e ajudante fica ferido em acidente na Usina Petribu

Peça de uma centrífuga de açúcar teria se soltado e atingido os dois trabalhadores.


Um acidente ocorrido na noite deste sábado (30), na Usina Petribu, em Lagoa de Itaenga, na Zona da Mata Norte, deixou um trabalhador morto e outro ferido. A vítima fatal foi o mecânico de manutenção Everaldo José da Silva, de 40 anos. Um ajudante dele, Marconi Ferreira da Silva, está internado no Hospital da Restauração (HR). A informação que chegou inicialmente à imprensa é de que teria havido uma explosão. Mas consta na ocorrência que a peça de uma centrífuga de açúcar teria se soltado e se fragmentou, atingindo os dois.

Irmão de Everaldo, o operador de supervisório de caldeira Veronildo José da Silva, 41, que também trabalha na usina, conta que o acidente aconteceu por volta das 18h30. “Mandaram me chamar lá fora sem dizer o que tinha acontecido. Quando eu saí a assistente social me falou que houve um acidente com meu irmão e foi fatal. Na hora fiquei anestesiado, sem chão. A gente sempre acha que pode acontecer com os outros, não com a família da gente”, relata, muito abalado.

Veronildo afirma que o irmão estava fazendo manutenção em uma máquina, mas foi atingido pela do lado. A ocorrência foi registrada na Delegacia de Nazaré da Mata e policiais locais informam que, como o local é de risco, os dois trabalhadores estavam sozinhos e havia duas máquinas com sinais de que estavam sendo mexidas. O caso será apurado pela Delegacia de Lagoa de Itaenga.

Trabalho
Everaldo já trabalhava na usina há cerca de 20 anos, tendo saído e depois retornado, segundo seu irmão. Ele já teria sofrido outro acidente, há cerca de cinco anos, e morava na usina com a esposa e uma filha de dois anos, mas tinha outros dois filhos.

Atingido no tórax, Marconi foi submetido a cirurgia e, segundo a assessoria de imprensa do HR, seu estado de saúde é estável, ele se encontra em observação.

O advogado da empresa, Luiz Guerra, afirma que a usina está prestando assistências as famílias e já abriu sindicância para apurar o ocorrido. Nesta tarde, foi emitida uma nota de pesar, lamentando o acidente e se solidarizando com os familiares, mas sem detalhar o caso. Confira abaixo a nota na íntegra.

Nota de Pesar e Esclarecimento

A Usina Petribu S/A, através de sua diretoria e colaboradores, vem a
público externar imensa tristeza em razão do acidente ocorrido na noite de
ontem, dia 30 de setembro de 2017, por volta das 18:30hs nas instalações
da indústria, no setor de fabricação de açúcar.

O acidente aconteceu no momento de manutenção de uma das máquinas
de centrífuga de açúcar e resultou no óbito um de seus colaboradores e
deixou outro ferido.

Estamos empreendendo todos os esforços para a devida apuração dos
fatos através de abertura de procedimento de investigação interna e
demais medidas legais.

Lamentamos profundamente o ocorrido e nos solidarizamos com todos os
familiares e colegas de trabalho pela perda de um querido colaborador,
cujos familiares também integram nossa equipe e fazem parte da nossa
história.

Estamos de luto.

  • Últimas Notícias

  • Vagas de Empego

  • Publicidade