Livro infantil da ONG Giral é lançado em livraria na Jaqueira

O livro é baseado em fatos reais com apoio do Programa Criança Esperança da TV Globo.

Por Rafael Santos 01/04/2025 12:13 • Atualizado Há 1 dia
Compartilhe

No próximo sábado, dia 5 de abril, das 16h às 18h, a Livraria Jaqueira, no Recife Antigo, será palco de uma celebração especial: o lançamento do livro infantil Duca e Gina no Mundo Rural, escrito por Everaldo Costa, fundador da ONG Giral — referência em transformação social na Zona da Mata Norte de Pernambuco.

A obra, publicada pela Editora InVerso (Curitiba–PR), é mais do que uma aventura literária para crianças: é uma ferramenta de sensibilização social. “Este livro nasceu do desejo de mostrar que as crianças do campo têm histórias potentes, cheias de sonhos e coragem. É também uma forma de valorizar a infância rural e suas lutas invisibilizadas”, afirma o autor.

O lançamento contará com sessão de autógrafos, contação de histórias do livro, música ao vivo com a criançada da Orquestra de Câmara da Giral e outras atividades lúdicas voltadas ao público infantil.

Financiado integralmente pelo Programa Criança Esperança da TV Globo, Duca e Gina no Mundo Rural integra o projeto Vivências Inclusivas: Leitura, Artes e Sustentabilidade, iniciativa que abriga a Biblioteca Itinerante da Giral. Em 2025, o projeto chegará a 12 escolas públicas de Recife, Camaragibe, Glória do Goitá, Feira Nova, Lagoa de Itaenga, Vitória de Santo Antão e Pombos, beneficiando diretamente 1.300 crianças e adolescentes.

Na trama, os protagonistas Duca e Gina embarcam em uma jornada por comunidades do interior, onde descobrem brincadeiras, enfrentam desafios e encontram, na força da imaginação, o caminho para lidar com a realidade. “As histórias são inspiradas em vivências reais. Eu quis transformar dor em beleza, desigualdade em consciência, invisibilidade em protagonismo”, destaca Everaldo Costa.

Durante o evento, a Editora InVerso também doará 1.500 exemplares de livros de outros autores para compor o acervo da Biblioteca Itinerante da Giral. A ação faz parte do Projeto Aconchego, mantido pela editora com apoio do escritório Licks Attorneys. A ideia é clara: democratizar o acesso à leitura, valorizar a cultura e acender novas possibilidades nas comunidades mais vulneráveis.

Everaldo Costa é jornalista, pedagogo, mestre em Desenvolvimento Local e consultor em fortalecimento de Organizações da Sociedade Civil. Reconhecido como um dos principais mobilizadores culturais de Glória do Goitá, ele está há 18 anos à frente da ONG Giral, promovendo transformação por meio da educação, da arte e da cidadania. “Meu trabalho e esse livro são declarações de fé na potência da infância. E toda criança merece saber que tem direito a sonhar grande”, finaliza.

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Mais do Giro Mata Norte