Serão quatro dias de programação gratuita, com maracatu rural, mamulengo, coco de roda, ciranda, forró pé de serra, pastoril, capoeira, maculelê, teatro, oficinas, contação de histórias, além da roda de diálogo na Cadeira de Balanço, de 13 a 15 de dezembro de 2024, nas cidades de Pombos e Lagoa de Itaenga.
O primeiro dia é dedicado a realização de contação de história, apresentação e roda de diálogo da Cadeira de Balanço com Mestre Tonho e Mamulengo Risada, na Escola Municipal Barnabé José de Oliveira – comunidade remanescente quilombola Serra do Bueiro, em Pombos, e da oficina de cordel, na Escola Municipal Florentino Pimentel, Sítio Boto. Ainda na cidade, na sexta-feira (13), os grupos de teatro Brincantes do Futuro, Don’Arte, Tou Ligades e Tubira-bá, encenam seus espetáculos no EREM Capitão Manoel Gomes D’Assunção.
Em Lagoa de Itaenga a celebração da cultura popular intergeracional inicia no sábado (14), a partir das 18h, na Praça da Camboa. A noite fica por conta da embolada de Pena Branca e Patogi, mamulengo Riso das Crianças – com Borges Lucas e Zé de Bibi, grupo Don’Arte com o espetáculo natalino Um Brinquedo de Natal e Senhorzinho Sanfoneiro.
Já no domingo, dia 15, a festa acontece na Praça da Bandeira, a partir das 15h, com a embolada de Paturi e Rouxinol, coco de roda de Natal, maracatu Leão Teimoso – com mestre Edmilson Joaão, contramestre Daé, ciranda de Zé Dias e muito forró pé de serra com a banda os Filhos de Vitô.
A programação continua no Cineteatro Geração Futuro, a partir das 19h do domingo, com a apresentação do grupo Don’Arte com o espetáculo natalino Um Brinquedo de Natal, maculelê e capoeira com grupo União da Bahia e apresentação teatral da Cia Zum de Teatro, com espetáculo Seu Zé Poeta.
Este projeto foi contemplado nos Editais da Lei Paulo Gustavo Pernambuco e tem apoio financeiro do Governo do Estado de Pernambuco, através da Secretaria de Cultura do Estado via Lei Paulo Gustavo, direcionada pelo Ministério da Cultura – Governo Federal.