A prefeita eleita de Nazaré da Mata, Aninha da Ferbom (PSDB), participou no último domingo (10) das comemorações pelos 109 anos da Sociedade Musical 05 de Novembro, mais conhecida como Banda Revoltosa. O evento aconteceu na sede da banda, que é reconhecida como Ponto de Cultura e Patrimônio Vivo de Pernambuco. A programação festiva reuniu músicos, autoridades locais e a comunidade em uma celebração repleta de homenagens e apresentações musicais.
Considerada uma agente de transformação social por meio da música, a instituição Revoltosa realiza, há mais de um século, o ensino musical gratuito e de excelência, como ferramenta para promover a inclusão de crianças e jovens em situação de vulnerabilidade, que residem em área urbana e rural de Nazaré da Mata, em uma realidade mais otimista, gerando oportunidades, projeto de vida e capacitação técnica, já que, muitos dos participantes que passam pela instituição ingressam no mercado com a profissão de músico.
Durante a celebração, a Prefeita Aninha da Ferbom reforçou seu compromisso com o setor cultural, mencionando que sua gestão, a partir de janeiro de 2025, trabalhará para promover iniciativas de valorização de pontos de cultura como a Revoltosa, além de buscar investimentos para a preservação de acervos e a criação de políticas públicas voltadas para o fortalecimento da cultura local.
A Sociedade Musical 5 de Novembro, popularmente conhecida como Banda Revoltosa, foi fundada em 14 de janeiro de 1915, em Nazaré da Mata. Seu surgimento e o apelido marcante têm origem na união de músicos dissidentes de outras duas bandas da cidade. O espírito de resistência dos fundadores, considerado desafiador na época, resultou na associação do grupo ao termo “revoltosos”, o que deu origem ao nome pelo qual são mais reconhecidos.
Ao longo de quase um século de história, a Banda Revoltosa mantém atividades musicais ininterruptas, participando de desfiles cívicos e religiosos, encontros de bandas dentro e fora de Pernambuco, apresentações em escolas públicas de Nazaré da Mata e cidades vizinhas, além de shows durante o carnaval.