O colapso da Barragem de Jucazinho chega a níveis críticos


jucazinho1

Pernambuco enfrenta uma das secas mais longas dos últimos anos. Por causa da estiagem, 126 das 185 cidades já solicitaram o estado de emergência. Na região Agreste, não chove abaixo e não há expectativa que o tempo melhore em 2015. Em Caruaru, no Agreste do Ipojuca, a quantidade de chuva permanece abaixo da média histórica desde 2012.

De acordo com o Instituto Agronômico de Pernambuco (IPA), em março de 2015, choveu o equivalente a 35 milímetros quando a média esperada era de 90.Na região, as barragens que abasteciam as cidades de Toritama e Santa Cruz do Capibaribe estão em colapso. Os municípios passaram a receber água do reservatório de Jucazinho, com sede em Surubim, que também fornece água a outras 14 cidades. O problema é que a barragem tem capacidade para armazenar 327 milhões de metros cúbicos de água, mas opera com apenas 3 % do volume total.

O segmento têxtil, que emprega cerca de 100 mil pessoas e é principal atividade a econômica da região, vem sofrendo com a falta d’água. As cidades de Caruaru, Santa Cruz e Toritama tem aproximadamente 300 lavanderias, que juntas fazem a lavagem de mais de 7 milhões de peças por mês.

  • Últimas Notícias

  • Vagas de Empego

  • Publicidade