Uma candidata à carteira de habilitação ficou ferida após sofrer um acidente no pátio de testes do Departamento Estadual de Trânsito de Pernambuco (Detran-PE) em Garanhuns, no Agreste, na tarde desta quarta-feira (23). Segundo o órgão, a mulher perdeu o controle do veículo na descida da rampa e bateu no muro.
A candidata se machucou e o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) foi chamado para fazer os primeiros socorros. Ela foi levada para o Hospital Dom Moura, também em Garanhuns, onde passou por exames, mas já recebeu alta.
Este é o quarto acidente em exames práticos do Detran-PE em dois meses, todos ocorridos quando os candidatos estavam na rampa.
Primeiro, no final de julho, uma candidata perdeu o controle e chocou o carro na parede de uma sala de atendimento ao público no Recife. Em agosto, também na capital, um candidato que fazia a prova pela oitava vez foi a vítima. Outros dois jovens se acidentaram no pátio no mês passado.
POLÊMICA – Para o Sindicato dos Servidores do Detran-PE, esses acidentes poderiam ter sido evitados se houvesse duplo comando de freio nos carros usados no exame, com um examinador acompanhando os condutores, como prevê a resolução 168/2004 do Conselho Nacional de Trânsito (Contran). Por não cumprir a norma, o Detran-PE foi proibido por um dia, em junho, de fazer as provas práticas para a categoria B, referente à direção de automóveis comuns.
Em entrevista ao JC Trânsito há dois meses, o diretor-presidente do Detran, Charles Ribeiro, havia prometido que os veículos usados em testes teriam duplo freio até o meio de agosto, o que não foi cumprido. Dos 15 veículos que atendem o pátio, 12 já se encontram com duplo comando. Porém, a maioria está sem o Certificado de Segurança Veicular (CSV), que é obrigatório.
Foram realizados no Estado 1.759 exames práticos para a categoria B só em agosto. Deles, 911 candidatos reprovaram, o que equivale a 51,79%, e 848 foram aprovados, ou seja, 48,21%.