Unidades Básicas de Saúde de Limoeiro vivenciam Outubro Rosa

Por Rafael Santos 22/10/2015 12:17 • Atualizado 22/10/2015
Compartilhe

image

O movimento Outubro Rosa surgiu em 1990, realizado em Nova York, visando a busca pela cura do câncer de mama. Desde então, o mundo inteiro tem reservado este mês em promoção à luta e prevenção contra essa nefasta doença. Em Limoeiro, não poderia ser diferente.

A Prefeitura está totalmente engajada nesta campanha internacional, através da secretaria de Saúde está realizando diversas atividades nas Unidades Básicas de Saúde (UBS), a exemplo da Unidade Santa Terezinha, que na manhã dessa quinta-feira (22), promoveu um encontro com dezenas de mulheres para conscientização e orientações quanto à realização dos exames de prevenção de câncer de mama.

Convidado para palestrar no evento, o Doutor Sebastião Aguiar, especialista em mastologia, lembrou da importância em realizar o autoexame nas mamas. “Primeiramente, gostaria de agradecer ao convite para nos reunirmos e discutirmos esse assunto tão importante do dia a dia. Também, gostaria de lembrar da importância de realizar periodicamente os exames, como o Papanicolau que previne o câncer de colo uterino. Os números em Pernambuco são altíssimos e às limoeirenses não podem relaxar, vi que as UBS’s municipais estão bem equipadas, então, aconselho que realizem o exame, pois o câncer não tem sintoma”, explicou Aguiar.

Segundo a enfermeira da Unidade, Natália Souza, o quadro de câncer de mama, em Limoeiro, vem melhorando nos últimos anos, mas muitas mulheres ainda não sabem ao certo o que Outubro Rosa e tampouco os perigos nos quais a doença implica. “Mobilizamos os agentes de saúde, eles fizeram o convite e recebemos hoje muitas pacientes na unidade. Além da palestra, vamos orientar da importância quanto à realização dos exames enquanto houver demanda e sempre aproveitar para insistir na orientação e conscientização”, finalizou Natália.

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Mais do Giro Mata Norte