Vereadora solicita reforço no plantão da Unidade Mista de São Vicente Férrer

Por Rafael Santos 12/05/2026 11:50 • Atualizado Há 10 minutos
Compartilhe

Durante a sessão da Câmara de Vereadores de São Vicente Férrer, realizada nesta segunda-feira (11), a vereadora Morgana Gonçalves (PSB) defendeu a implantação de dois médicos plantonistas diários na Unidade Mista do município.

Na tribuna, a parlamentar destacou que atualmente há dias em que apenas um médico atende na unidade, situação que, segundo ela, pode comprometer o atendimento em casos de emergência.

Morgana explicou que, em algumas ocasiões, o médico plantonista precisa acompanhar pacientes em transferências para outras unidades hospitalares, deixando a cidade momentaneamente sem atendimento médico presencial na emergência.

A vereadora lembrou ainda que já existe uma indicação semelhante apresentada anteriormente pelo vereador Alexandro da Cunha, mas ressaltou a necessidade urgente de reforçar novamente o pedido diante da importância da pauta para a população.

Segundo Morgana, a discussão também ocorre neste momento devido à elaboração da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO), instrumento que define as prioridades e metas do orçamento municipal.

De acordo com a parlamentar, caso o município queira garantir a presença de dois médicos diariamente, será necessário prever recursos financeiros específicos para custear os profissionais.

Durante o pronunciamento, a vereadora pediu sensibilidade do prefeito e da Secretaria Municipal de Saúde para incluir a medida no planejamento orçamentário.

Ela também alertou para os riscos de situações graves ocorrerem enquanto a unidade estiver sem médico, citando casos de AVC, paradas cardíacas e outras emergências que exigem atendimento imediato especializado.

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

Mais do Giro Mata Norte