“Vamos modernizar o serviço de saúde e acabar com fila de espera para consultas e exames” diz Gabriel Planta

O candidato destaca que o serviço de saúde municipal de Nazaré da Mata será prioridade em seu governo.

Por Rafael Santos 11/09/2016 10:54 • Atualizado 11/09/2016
Compartilhe

prefeitogabrielplantaCom o compromisso de que vai fazer uma gestão pública pautada nos principais direitos da população, o candidato a prefeito de Nazaré da Mata, na Zona da Mata Norte do Estado, Gabriel Planta (PR) destacou em ato realizado, no Loteamento Cinco Corações, que os nazarenos estão passando por um grande problema histórico para serem atendidos no sistema municipal de saúde.

Atualmente, muito dos pacientes que necessitam de um atendimento realizado pelas Unidades de Saúde da Família (USF’s) chegam a esperar meses por exames básicos, como exames laboratoriais; eletrocardiograma; ultrassonografia; entre outros.

Além desses problemas enfrentados pela população mais carente, há também, uma longa espera na realização de consultas. Muitos dos pacientes, hoje, recorrem ao serviço municipal de saúde para uma consulta, por exemplo, com um médico cardiologista, mas, no primeiro momento, ele é obrigado a entrar numa lista de espera que se soma a tanto outros pacientes para aguardar atendimento.

“Esse modelo de saúde que é ofertado aos nazarenos e nazarenas está ultrapassado”, diz o candidato. “É preciso que se entenda que saúde é prioridade, e não dá para esperar um, dois, três meses para se fazer um exame que é para hoje. Não podemos aceitar que pessoas venham a falecer porque o atendimento de saúde pública foi ineficiente”, desabafou.

“Como se não bastasse à espera pela realização de exames, ainda têm de esperar por um atendimento clínico. Que, a meu vê, também, é algo desumano. Como pode esperar semanas e meses por um atendimento com um cardiologista?”, questionou.

Apesar dos atuais problemas enfrentados na saúde pública de Nazaré da Mata, o candidato mostra que tudo isso acontece por que o município não tem planejamento na saúde pública. “Sei que o primeiro desafio do meu governo frente à Prefeitura é requalificar as Unidades de Saúde da Família que estão todas sofrendo com problemas estruturais. Outro ponto é ampliar a demanda com a contratação de médicos especialistas para que possa atender nossa população, da cidade e da zona rural”, disse.

“Também vamos modernizar o agendamento de consultas, pois, ainda é algo que acontece de forma manual, e, é preciso adaptar o nosso contexto atual para essa realidade que avança e que pode trazer grandes benefícios à cidade”, afirmou. “Por isso, nós vamos acabar com fila de espera para exames e modernizar o serviço de saúde”, garantiu Gabriel Planta.

Em seu Plano de Governo, consta que em sua gestão será implantado no município o Centro de Atenção à Saúde Municipal da Mulher.

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Mais do Giro Mata Norte