TV Alepe retoma transmissão ao vivo dos trabalhos legislativos

Volta da emissora integra conjunto de ações da nova Mesa Diretora que completa nesta quinta-feira 100 dias de gestão

Por Rafael Santos 12/05/2023 11:43 • Atualizado 12/05/2023
Compartilhe

Ao completar 100 dias à frente da Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe), a nova Mesa Diretora viabilizou o retorno da TV Alepe, com transmissão ao vivo dos trabalhos legislativos. O contrato que permitirá aos pernambucanos acompanhar as atividades da Alepe na TV aberta e pelo Youtube foi assinado nesta quarta-feira (11) com a empresa Click Produções, vencedora da licitação para o serviço, do Rio Grande do Norte.

Na primeira sessão a ser retransmitida pela emissora, realizada nesta quinta-feira (11), o presidente da Alepe, deputado Álvaro Porto (PSDB), e demais parlamentares presentes destacaram a retomada da TV. “Hoje estão completando 100 dias dessa Legislatura e é com grande satisfação que anuncio que a Alepe terá suas atividades transmitidas em canal aberto e no YouTube. A retomada da TV Alepe reforça o compromisso da Assembleia de se aproximar cada vez mais da população, ampliando a comunicação da Casa com os pernambucanos”, anunciou o presidente ao declarar abertura dos trabalhos.

Na prática, o retorno da TV Alepe visa dar transparência aos temas e ações da Casa, permitindo que a população acompanhe diariamente tudo o que está sendo discutido e produzido pela Casa Joaquim Nabuco. A assinatura do contrato, nesta quarta (10), contou com as presenças do presidente Álvaro Porto (PSDB), do primeiro secretário Gustavo Gouveia (Solidariedade) e do representante da empresa vencedora da licitação, a Clip Produções, Sandro Marcelo Alves de Oliveira.

“O papel de uma TV Legislativa, como é o caso da TV Alepe, é permitir que a população conheça e participe diretamente do processo de elaboração de leis e também acompanhe as decisões tomadas nas na Assembleias Legislativas. Essa aproximação do cidadão da atuação parlamentar amplia o entendimento sobre o que acontece na Casa Legislativa e incentiva a participação política e o debate”, pontuou o chefe do departamento de TV da Assembleia, Mauro Nascimento.

O sinal da TV Alepe chegou nesta quinta-feira (11) a 80 cidades do Estado, considerando a Região Metropolitana do Recife e outras 66 cidades do interior. A emissora tem sinal aberto no canal 10.2 na RMR, no 22.3 em Caruaru e no canal 9.2 nas demais cidades. As demais atividades da Casa, como o trabalho das comissões, as audiências públicas, sessões solenes e coberturas externas serão retomadas paulatinamente. Até o final do ano, a cobertura será ampliada para 139 municípios. Esse número tende a ser ainda maior, já que está em andamento a elaboração de projetos de viabilidade técnica para solicitar ao Ministério das Comunicações a consignação de outros 10 canais.

Na avaliação do primeiro secretário, Gustavo Gouveia, a Casa Joaquim Nabuco deve trabalhar em sintonia com o desejo da população e nada melhor do que a TV Alepe para dar visibilidade ao trabalho dos deputados. “A TV Alepe fomenta uma aproximação da Assembleia com o povo pernambucano, mostrando que as dúvidas e demandas da população estão sendo ouvidas. Seja pelo canal televisivo ou pela internet, prezamos pela transparência, estimulando a participação social. Minha torcida é para que, assim como estão sendo com várias outras ações, esse seja mais um exemplo a ser seguido por outras Casas Legislativas”, comentou.

Vários deputados, em plenário, destacaram a volta da TV Alepe como forma de “divulgar a importância da democracia e o papel que a Assembleia desempenha para o povo de Pernambuco”. O deputado João Paulo Costa (PCdoB) afirmou que os trabalhos da Casa têm se caracterizado pela altivez e independência. “Agora, com a volta da TV Alepe, o Legislativo vai poder se comunicar com o povo pernambucano. Vamos estar nessa tribuna falando das nossas ações e do nosso trabalho para melhorar a qualidade de vida da população”.

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Mais do Giro Mata Norte