
A Prefeitura de Tracunhaém inaugurou, na tarde desta sexta-feira (4), o Laboratório Municipal de Análises Clínicas, localizado no Centro Hospitalar Maria Gercina, no bairro Novo. A solenidade contou com a presença de autoridades municipais, como o secretariado, a vice-prefeita Áurea Galdino, o prefeito Irmão Aluísio, e o deputado Henrique Queiroz Filho.
O prefeito Irmão Aluísio destacou a importância do novo laboratório para a população. Ele ressaltou que, anteriormente, os munícipes precisavam pagar por exames ou buscar atendimento em outras cidades. Com a nova unidade, que já possuía o maquinário adquirido, a gestão focou em adequar e equipar o espaço para funcionamento. “Hoje a gente estamos dando, entregando isso à população de Tracunhaém, mas agora, a partir de então, a gente vamos ter o controle, vamos saber quantas pessoas foram beneficiadas, ter o controle de todos os exames”, afirmou o prefeito.
Um dos profissionais de saúde presentes na coletiva de imprensa enfatizou que o laboratório realizará inicialmente mais de 55 procedimentos, com a possibilidade de ampliar esse número no futuro. Os exames atenderão à atenção básica do município, pacientes de ambulatório das redes de UBS, suporte ao hospital em urgências e exames para pré-natal de gestantes.
O laboratório iniciará suas atividades na próxima segunda-feira, dia 14 de julho, já com marcação de exames.
Durante a coletiva, o prefeito também informou que o município aguarda a liberação de emendas parlamentares do deputado Henrique Queiroz Filho para a compra de cinco novas ambulâncias. Três ambulâncias já foram licitadas, e outras duas serão com o recurso que será destinado ao município.
O deputado Henrique Queiroz Filho confirmou a destinação de emendas parlamentares para a saúde de Tracunhaém, incluindo a “emenda Pix” e a emenda impositiva, totalizando aproximadamente R$ 800.000,00, sendo R$ 300.000,00 carimbados para a saúde. A liberação dos recursos está prevista para julho ou agosto.
A vice-prefeita Áuria Galdino ressaltou a importância do laboratório como um “incremento muito importante” para o município, destacando que Tracunhaém ficou quase duas décadas sem esse tipo de serviço. Ela também mencionou o aumento da procura pelos serviços de saúde do município, o que demonstra a confiança da população no trabalho da Secretaria de Saúde e da gestão.