Teresa Leitão questiona Galípolo sobre políticas sustentáveis e enfrentamento à crise climática

Por Rafael Santos 08/10/2024 16:59 • Atualizado 08/10/2024
Compartilhe

Durante a sabatina de Gabriel Galipolo hoje na Comissão de Assuntos Econômicos do Senado, Teresa Leitão perguntou sobre o papel do Banco Central na promoção de políticas sustentáveis.

A pernambucana ainda indagou sobre propostas para integrar os temas ambientais às decisões políticas monetárias, além do controle dos riscos financeiros diante das mudanças climáticas.

O economista afirmou que o Banco Central está atento ao temas, inclusive colabora com o governo brasileiro nas politicas de sustentabilidade.

“Vejo para o Brasil uma grande oportunidade de se firmar como um polo [de sustentabilidade]. O Brasil tem tanto uma segurança alimentar quanto energética, contando com uma matriz energética mais limpa. Esse custo de transição seria menor, em um mundo em que você corre o risco de ter várias pressões inflacionárias.”

A indicação de Gabriel Galipolo para a presidência do Banco Central foi aprovada por unanimidade na CAE, e seguiu em regime de urgência para votação em Plenário. Se aprovado, Galípolo assume a presidência do BC em 01 de janeiro de 2025, substituindo Roberto Campos Neto.

Deixe um comentário

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Mais do Giro Mata Norte