Durante três dias (de segunda a quarta-feira desta semana), a senadora Teresa Leitão (PT-PE) participou, em Montevidéu, no Uruguai, da II Cúpula Mundial das Comissões do Futuro, promovida pelo Parlamento Uruguaio e pela União Interparlamentar, com o apoio da Unesco (a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura). A comitiva brasileira foi composta por dois senadores e cinco deputados federais. A senadora pernambucana foi em missão oficial, como integrante da Comissão de Ciência e Tecnologia do Senado.
O encontro, no Palácio Legislativo de Montevidéu, reuniu mais de 300 parlamentares de diferentes países, além de representantes de empresas de tecnologia, acadêmicos, especialistas e a sociedade civil. A inteligência artificial foi o tema central em todos os debates, com particular atenção a experiências e sugestões para sua devida regulamentação.
“Foram três dias de discussões muito enriquecedoras, numa troca de experiências que, sem dúvida, vai nos ajudar a colaborar com as discussões também no Congresso brasileiro. Foi importante saber como o tema está sendo tratado em diferentes partes do mundo. Precisamos garantir que o uso da inteligência artificial também seja uma experiência democrática”, afirmou Teresa Leitão ao ser questionada sobre o encontro.
A senadora retorna ao Brasil nesta quinta-feira.