Simone Santana alerta para crescimento da violência doméstica

Por Rafael Santos 25/04/2020 20:43 • Atualizado 25/04/2020
Compartilhe

A deputada Simone Santana (PSB) chamou atenção, na Reunião Plenária desta quinta (23), para a tendência de crescimento em casos de violência doméstica no contexto do isolamento social motivado pela pandemia de Covid-19. Ela alertou que idosos, crianças, pessoas com deficiência e mulheres estão entre os mais expostos a essas agressões.

A parlamentar destacou que países como Espanha e França, além do Reino Unido, têm feito campanhas sobre o tema. No caso do Brasil, apontou que, além do estresse gerado pelo confinamento, fatores como desemprego podem elevar o consumo de álcool, potencializando a violência física e psicológica.

“As mulheres são o grande alvo desse tipo de crime. Milhares de pernambucanas não têm o privilégio de contar com aconchego em seus lares. Com ou sem pandemias, estão acuadas e sem voz. E nós temos que protegê-las”, disse. “Muitos serviços e obras foram adiados em função dessa crise, mas o combate à violência doméstica precisa ser prioridade neste momento em que as vítimas estão confinadas com seus agressores”, emendou.

Simone Santana apelou ao Governo do Estado para que todas as medidas de prevenção e enfrentamento à violência doméstica sejam reforçadas. Também pediu a abertura de uma Delegacia Especializada em Atendimento à Mulher (Deam) no município de Ipojuca. “Além do combate à violência doméstica, essa unidade será fundamental para coibir os casos de abuso e exploração sexual na região”, afirmou.

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Mais do Giro Mata Norte