PSDB-PE será mais rígido com seus filiados

Por Rafael Santos 26/04/2015 09:02 • Atualizado 26/04/2015
Compartilhe

reuniao-PSDB-Reunida nesta sexta-feira (24), a direção do PSDB de Pernambuco determinou que o processo de renovação dos diretórios da legenda no Estado será por critério do compromisso partidário de seus filiados. A determinação foi reforçada pela direção nacional da sigla, que fixou novos critérios para a composição dos diretórios municipais.

Pela resolução nacional fica determinado que só poderão ser renovadas as comissões provisórias dos municípios onde o partido atingiu o teto eleitoral de 6% nas eleições para deputado federal ou estadual. Onde essa cláusula de desempenho partidário não foi atingida, os colegiados serão automaticamente renovados.

De acordo com o secretário-geral do PSDB no Estado, deputado federal Betinho Gomes, já estão homologadas pela Justiça Eleitoral 53 comissões e cerca de 67 municípios pernambucanos estão autorizados a manterem suas direções ou renovarem seus comandos porque atingiram o teto de 6%. Nos demais, a renovação será feita sob a coordenação de quadros da direção estadual, escolhidos pelo critério da inserção eleitoral nessas cidades.

“Por que essa regra? Para privilegiar os filiados comprometidos com o PSDB. Quem apoiou o partido, deu voto ao partido. Quem não apoiou não ficará na legenda fazendo do PSDB uma sigla de aluguel. Isso não cabe numa legenda do nosso tamanho”, afirmou o parlamentar.

Só a partir da orientação a ser dada aos municípios – respeitando a orientação nacional, mas em casos de exceção, levando à nova avaliação da executiva estadual – é que as convenções municipais serão realizadas para, posteriormente, o partido tratar do encontro no Estado, dia 7 de junho. Segundo o líder tucano no Estado, deputado federal Bruno Araújo entre os dias 10 e 17 de maio – prazos limites para as convenções municipais – o PSDB de Pernambuco estará estabelecido em cerca de 140 localidades.

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Mais do Giro Mata Norte