Projeto de lei torna obrigatória instalação de salas sensoriais em órgãos de atendimento ao público

Por Rafael Santos 17/10/2023 18:19 • Atualizado 17/10/2023
Compartilhe

O Projeto de Lei de nº 4951/2023, do deputado federal Eduardo da Fonte (PP-PE), torna obrigatória a instalação e a manutenção de salas sensoriais nos órgãos oficiais de atendimento ao público. Essa obrigatoriedade se dará no âmbito dos três poderes, em esfera federal, estadual e municipal, nas concessionárias de serviços públicos e nos bancos, destinados ao acolhimento de pessoas com neurodivergentes, durante o período de atendimento do responsável.

O objetivo principal desse PL é preservar o bem-estar das pessoas com deficiência e garantir a dignidade às mães e responsáveis que, muitas vezes, apesar do direito ao atendimento prioritário, enfrentam longos períodos para serem atendidas em repartições públicas, nas concessionárias de serviços públicos ou nos bancos.

“Nossa proposta visa dar suporte às pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA), Paralisia Cerebral, Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH), etc, e suas famílias enquanto esperam serem atendidas. Esses ambientes deverão contar com a presença de profissionais especializados e espaços de estímulo sensorial e integração visual, tátil e auditiva, de acordo com o padrão estabelecido pelo SUS”, afirma o deputado Eduardo da Fonte.

As salas sensoriais também poderão exercer um papel importante para o acolhimento e a reorganização de servidores e empregados com TEA, facilitando a inclusão desses trabalhadores no mercado de trabalho.

O projeto de lei ainda está em tramitação no Congresso Nacional, mas já recebeu o apoio de diversas entidades representativas de pessoas com deficiência. É importante que a sociedade se mobilize para que o projeto seja aprovado e que as salas sensoriais sejam instaladas o mais breve possível.

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Mais do Giro Mata Norte