Prefeita sanciona Lei que cria Comenda Fernanda Paes em Glória do Goitá

Por Rafael Santos 21/05/2021 17:18 • Atualizado 21/05/2021
Compartilhe

A prefeita de Glória do Goitá, Adriana Paes, sancionou a Lei Municipal nº 1.305/2021, que dispõe sobre a criação da Comenda Fernanda Paes, destinada a laurear pessoas e entidades que se destacarem no âmbito da área social, sem obtenção de ganhos financeiros ou econômicos.

A Lei 1.305, é de autoria do vereador Lívio Amorim (Podemos), e foi aprovada por unanimidade de votos, por todos os vereadores que compõem o Poder Legislativo, Casa José Correia de Oliveira.

A condecoração é mais alta Comenda da Casa, e será outorgada até duas vezes por ano a personalidades desde artistas, políticos e empresários até esportistas por exemplo e entidades que se destacarem na prestação de serviços à comunidade gloriense.

Através de requerimentos e com aprovação de 2/3 (dois terços), em sessão ordinária os vereadores poderão indicar candidatos ou entidades a receberem à Comenda Fernanda Paes.

A concessão da Comenda é exclusivamente da Câmara de Vereadores de Glória do Goitá, que através de projeto de Decreto Legislativo e, atendidos todos os dispositivos legais, confeccionará Certificado ou Diploma relativo à Comenda.

***Comenda Fernanda Paes, histórico.

Fernanda Dornelas Câmara Paes nasceu em Recife, no dia 25 de janeiro de 1939. Filha de Luís Gonzaga Dornelas Câmara (coletor) e Lídia Dornelas Câmara (funcionária dos Correios), Fernanda teve apenas uma irmã, Gilda Borrella Dornelas Câmara.

Aos 5 anos de idade Fernanda Paes foi morar no município de Glória do Goitá, onde fez da sua vida uma missão de fazer o bem aos que mais necessitavam.

Estudou na escola Nossa Senhora das Graças (Damas), em Vitória de Santo Antão, casou-se aos 16 anos com Djalma Souto Maior Paes, com quem teve 6 filhos, Djalma Paes, Roberto Paes, Adriana Paes, Silvana Paes, Normando Paes, e Fernando Paes.

Em 1964 mudou-se com toda sua família para o Recife, para oferecer melhores condições de estudos para os seus filhos. Seu marido assumiu o 1° Cartório de Protestos da Capital, na década de 80 Fernanda Paes, passou a função de substituta do Cartório.

Em 1988 apoiou o genro Ceciliano Ribeiro para prefeito do município. Em 1992 apoiou João Barbosa na disputa pela Prefeitura, sendo vitoriosa nas duas eleições respectivamente.

Em 1994 apoiou e ajudou o filho Djalma Paes, ser eleito deputado estadual para o seu primeiro mandato na Alepe.

Em 1996 foi eleita prefeita, primeira mulher a governar Glória do Goitá. Em 2004 foi reeleita para mais um mandato à frente do Poder Executivo Municipal.

Em 2008 foi eleita vice-prefeita, na chapa encabeçada pelo próprio filho Djalma Paes. Também naquela eleição apoiou e viu seu neto, Neto Paes ser eleito vereador.

Em Glória do Goitá Dona Fernanda construiu um grande legado político, ficando conhecida como a “Mae dos Pobres”, pois passou a ajudar os mais carentes. Reconhecida pelo trabalho social em Glória do Goitá, Dona Fernanda mantinha a creche Nossa Senhora Auxiliadora com mais de 200 crianças beneficiadas.

Construiu o Santuário Mãe Rainha e doou cerca de 1.800 casas a população gloriense. Além da construção do Centro Médico Djalma Paes Souto Maior Paes, no Distrito de Apoti, com o salário que recebia como prefeita (1997 a 2004). E criou duas escolas para alfabetização de crianças. Fernanda Paes, ao longo de sua vida, recebeu diversos títulos como cidadã Vitoriense, Recifense e a Medalha José Mariano, a mais alta Comenda pela Casa Legislativa do Recife em reconhecimento as suas ações em prol da população mais carente.

Para se ter a ideia do peso político de Dona Fernanda Paes, em 1989, Ulisses Guimarães foi candidato à presidência da República, sendo majoritário em Glória do Goitá, única cidade do Brasil em que Ulisses Guimarães ganhou para presidente.

Deixe um comentário

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Mais do Giro Mata Norte