
Diante dos desdobramentos das investigações sobre o Banco Master, que atingiram nesta quinta-feira (18) o líder do governo no Senado, Jaques Wagner (PT-BA), com mandados de busca e apreensão autorizados pelo Supremo Tribunal Federal (STF), o pré-candidato ao Senado por Pernambuco, Paulo Rubem Santiago (Rede-PSOL), divulgou um vídeo comentando o caso e reafirmando sua trajetória na luta contra a corrupção.
As investigações da Polícia Federal apontam que o senador teria atuado em pautas de interesse do Banco Master no Congresso Nacional, incluindo propostas relacionadas ao crédito consignado, ao Fundo Garantidor de Créditos (FGC) e ao processo de venda da instituição ao Banco de Brasília (BRB). Jaques Wagner nega qualquer irregularidade.
Em seu pronunciamento, Paulo Rubem afirma que o episódio representa “mais um testemunho do gigantismo da corrupção na esfera financeira em parceria com figuras representativas do aparelho de Estado”. Ele relembrou que, há mais de duas décadas, ao lado dos então deputados federais Antônio Carlos Biscaia, Chico Alencar e Francisco Praciano, participou da criação da Frente Parlamentar de Combate à Corrupção.
“Há muito tempo alertamos que o combate à corrupção não pode ser tratado de forma moralista nem oportunista. É preciso compreender as estruturas econômicas e políticas que permitem a apropriação privada de recursos que deveriam servir ao interesse público”, afirmou.
Para o pré-candidato, os recentes acontecimentos revelam problemas mais amplos do sistema político brasileiro.
“O que estamos vendo é a demonstração de que grande parte da representação política vigente tem servido ao fortalecimento de grupos econômicos e partidários, afastando a população das decisões que afetam diretamente sua vida”, declarou.
TRAJETÓRIA DE COMBATE À CORRUPÇÃO – Paulo Rubem destacou sua atuação como vereador do Recife, deputado estadual e deputado federal por três mandatos, período em que participou de iniciativas voltadas à fiscalização dos gastos públicos e ao fortalecimento dos mecanismos de transparência.
“Um mandato comprometido com as causas populares precisa estar comprometido também com o uso correto do dinheiro público. Combater a corrupção significa defender o patrimônio público, os serviços essenciais e os direitos da população”, afirmou.
Segundo ele, os recursos envolvidos em esquemas de corrupção produzem impactos diretos sobre áreas como educação, saúde, assistência social e infraestrutura.
“Não estamos falando de pequenos valores. São bilhões de reais que deixam de cumprir sua função social e acabam aprofundando desigualdades e fortalecendo privilégios”, disse.
Ao final do vídeo, Paulo Rubem defendeu uma ampliação da participação popular na política e o fortalecimento dos mecanismos de controle social sobre as instituições públicas.
“Precisamos construir uma democracia que amplie a participação da sociedade nas decisões e fortaleça o controle público sobre os interesses econômicos que influenciam o Estado”, concluiu.
Sobre Paulo Rubem Santiago
Doutor em Educação pela UFPE, Paulo Rubem Santiago é pré-candidato ao Senado por Pernambuco pela Federação Rede-PSOL. Foi vereador do Recife, deputado estadual e deputado federal por três mandatos. Também participou da criação da Frente Parlamentar de Combate à Corrupção na Câmara dos Deputados.



