No Palácio do Campo das Princesas, governadora Raquel Lyra recebe estudantes da rede estadual aprovados na USP

Por Rafael Santos 20/02/2024 16:51 • Atualizado 20/02/2024
Compartilhe

A governadora Raquel Lyra recebeu, na manhã desta terça-feira (20), no Palácio do Campo das Princesas, dois estudantes pernambucanos que foram aprovados pelo Sistema de Seleção Unificada (SISU) em diversas universidades públicas do país, dentre elas a Universidade de São Paulo (USP), um dos centros universitários mais conceituados do Brasil.

João Pedro Ferreira Santos, estudante da Escola Técnica Estadual José Nivaldo Pereira Ramos, localizada no município de Santa Cruz do Capibaribe, no Agreste, foi aprovado em 5º lugar no curso de direito da USP. Já Vinicius Gabriel da Silva, aluno da Escola de Referência em Ensino Médio Dom Acácio Rodrigues Alves, situada em Palmares, na Mata Sul, foi aprovado em 13° lugar no curso de sistema de informação da universidade.

“Ver concretizado os sonhos desses meninos é ver que o nosso trabalho está indo para o rumo certo. Para os estudantes da escola pública, que são cerca de 500 mil em Pernambuco, tudo o que queremos ouvir é que eles tiveram o direito de sonhar. Um adolescente e um sonho têm capacidade de mudar o mundo e precisamos abrir as portas para que eles possam fazê-lo”, destacou Raquel Lyra, reforçando que o Governo de Pernambuco está trabalhando para melhorar cada vez mais o ensino público, que já é referência no Brasil. “Sabemos que todos os dias precisamos andar para frente e esses meninos nos empurram para isso. É um encontro de Pernambuco com a sua história, fazendo o futuro do nosso País”, concluiu a governadora.

A secretária de Educação de Pernambuco, Ivaneide Dantas, esteve presente no encontro e enfatizou a importância do acolhimento feito nas escolas. “Esse cuidado vai desde o apoio pedagógico, com toda a competência dos nossos professores, até o suporte com os kits escolares, o fardamento, uma alimentação saudável, a estrutura das redes de ensino, toda a dinâmica de arte, cultura e esporte que os estudantes têm, isso tudo favorece esse brilhantismo dos nossos alunos”, pontuou a titular da pasta.

Para João Pedro, o jovem de 18 anos, a acolhida da escola foi muito importante durante todo o processo de preparação. “Tive muito incentivo dos professores. Os espaços da escola, como a biblioteca e os laboratórios, me ajudaram muito, principalmente com o computador, já que eu não tinha. Sempre tive uma relação próxima com as ciências humanas e a escolha por direito é para poder levar a voz das pessoas que eu represento, como por exemplo os meus conterrâneos de Santa Cruz do Capibaribe”, comemorou o aluno.

Vinicius Gabriel, de 17 anos, também é um grande exemplo de dedicação. Além da USP, ele ainda conquistou êxito em universidades do Nordeste, e decidiu ingressar na Universidade Federal de Alagoas. “Quando eu passei foi muito especial ver que todo o meu esforço foi recompensado e que não tinha sido em vão. Irei cursar ciências da computação. Sempre tive uma afinidade muito grande com essa área e encontrei uma oportunidade de rumo que eu poderia seguir”, salientou.

Também estiveram presentes no encontro os gerentes da Gerência Regional de Educação do Agreste Centro Norte, Ana Lúcia; e da Mata Sul, Danilo Santos; a gestora da Escola Técnica Estadual José Nivaldo Pereira Ramos, Maria Silvania Bezerra Gomes; além dos familiares dos estudantes.

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Mais do Giro Mata Norte