
O Ministério Público Eleitoral de Pernambuco (MPE) pediu a impugnação do registro de dez candidaturas às eleições de 2026 no estado. São oito candidatos a deputado federal e dois a deputado estadual. Entre os nomes está Judite Botafogo (PSD), ex-prefeita de Lagoa do Carro, cujo pedido está relacionado, segundo o MPE, a irregularidades em contas públicas do período em que comandou o município.
Os pedidos foram apresentados pela Procuradoria Regional Eleitoral em Pernambuco e agora serão analisados pelo Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco (TRE-PE). A existência da ação de impugnação não significa que a candidatura já tenha sido definitivamente barrada.
Segundo as informações divulgadas, o TRE deve julgar os registros de candidatura até 14 de setembro, 20 dias antes do primeiro turno, marcado para 4 de outubro. Após a análise, as candidaturas poderão ser validadas ou consideradas inelegíveis, observados os recursos previstos na legislação eleitoral.
Dos dez pedidos apresentados, oito envolvem ex-prefeitos e têm relação com supostas irregularidades em contas públicas durante suas respectivas administrações. Há ainda um caso relacionado à ausência de quitação eleitoral por falta de pagamento de multa decorrente de propaganda considerada irregular e outro envolvendo demissão do serviço público após processo administrativo disciplinar.
Na disputa para deputado federal, tiveram pedidos de impugnação Betinho Gomes (Republicanos), Humberto Mendes (Republicanos), Izaias Regis (PSD), Joamy Alves (PSD), Judite Botafogo (PSD), Keko do Armazém (PSDB), Sargento Nadelson (Republicanos) e Yves Ribeiro (MDB).
Para deputado estadual, aparecem Jacy Modas (Avante), que, conforme as informações divulgadas, renunciou à candidatura e consta como inapta no DivulgaCand, e Luciano Duque (Podemos).
No caso de Judite Botafogo, o pedido do Ministério Público Eleitoral está relacionado a irregularidades em contas públicas quando ela exerceu o cargo de prefeita de Lagoa do Carro. O mérito da ação ainda depende de julgamento pela Justiça Eleitoral.
O MPE informou que as Ações de Impugnação ao Registro de Candidatura (AIRCs) são apresentadas quando são identificadas situações que podem representar descumprimento das exigências previstas na legislação para que uma pessoa possa disputar uma eleição.
O TRE-PE informou que recebeu as solicitações apresentadas pela Procuradoria e que os respectivos processos de julgamento foram iniciados.


