O Governo de Pernambuco concluiu o processo licitatório de contratação das empresas que irão construir as creches anunciadas pela governadora Raquel Lyra. Nessa primeira etapa, 42 municípios serão beneficiados com a construção de 51 unidades das 250 prometidas até 2026. Essa iniciativa faz parte do eixo de regime de colaboração com os municípios do Programa Juntos pela Educação, lançado em 2023, que visa a expansão das redes públicas de educação infantil. O valor do investimento será de mais de R$ 243 milhões.
As creches serão implantadas em terrenos com dimensões mínimas de 60mx40m, permitindo o atendimento de duas turmas de berçário 0; duas turmas de berçário I; duas turmas de berçário II; duas turmas de pré-escola I; e duas turmas de pré-escola II. As empresas vencedoras ficarão encarregadas por fazer a elaboração e o desenvolvimento dos projetos básicos e executivos, bem como a execução das obras. O prazo de construção das creches é de 12 meses após a assinatura da Ordem de Serviço.
“Essa conquista reflete o compromisso da gestão Raquel Lyra com a primeira infância e com o fortalecimento do regime de colaboração com os municípios. Que possamos, em breve, celebrar nossas crianças seguras em creches de qualidade, prontas para construir um futuro melhor”, destacou o secretário de Educação e Esportes, Alexandre Schneider.