Disputa Eleitoral a Governo do Estado pode ter parceria entre Marília Arraes e Júlio Lóssio

Por Rafael Santos 30/05/2018 17:28 • Atualizado 30/05/2018
Compartilhe

A Vereadora Marília Arraes, pré-candidata a Governo do Estado pelo PT, tem se encontrado com alguns políticos nos bastidores tendo em vista as próximas eleições. Recentemente Marília encontrou-se com Júlio Lóssio, ex-Prefeito de Petrolina, na Capital do Vale do São Francisco. Lóssio também é pré-candidato a governador de Pernambuco pela Rede, de Marina Silva. Enquanto Marília ainda não é um nome de consenso dentro do Partido dos Trabalhadores, a Vereadora se articula para uma possível parceria como vice de Lóssio.

O médico Júlio Lóssio tem o reconhecimento de Petrolina como um bom gestor: foi eleito Prefeito em 2009, e conquistou a reeleição em seguida. Na área da Educação, o IDEB (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica) cresceu no município com Lóssio como Prefeito. Em uma entrevista que nos deu, Júlio Lóssio falou de sua preocupação com a Educação Brasileira: “Estou sugerindo a Marina Silva (presidente da Rede e pré-candidata a Presidente) que, de alguma forma, federalize as ações da Educação, para que o Governo Federal não seja apenas um repassador do recurso, mas um ente que acompanhe, monitore, fiscalize e troque experiências”. Outro impacto positivo para Petrolina foi a construção de 15 mil moradias para pessoas com renda até três salários mínimos.

O nome de Marília Arraes possui peso importante. A seu favor ela tem a experiencia política de três mandatos como Vereadora do Recife e o sobrenome reconhecido historicamente em Pernambuco. Jovem e mulher num contexto da valorização do empoderamento feminino, Marília também representa uma renovação dentro do PT.

A questão mais importante em torno do nome de Marília dentro do Partido dos Trabalhados é que a sigla ensaia uma aproximação a Paulo Câmara. O PT, no momento, vislumbra uma parceria com o atual Governador, que concorrerá à reeleição. Desta forma, as intenções eleitorais de Marília Arraes não encontrarão espaço para serem consolidadas. A aproximação entre a Vereadora e Júlio Lóssio revela tanto o descontentamento com os atuais rumos do PT, quanto o fortalecimento de Marília como oposição a Paulo Câmara. Inclusive, Júlio Lóssio nos declarou recentemente que se via como um autêntico representante da oposição ao PSB. A seu ver, a atual resistência política a Paulo Câmara baseia-se em conveniência. O ex-Prefeito de Petrolina declarou: “A vida toda eu fiz oposição ao PSB. Eles (a oposição) pensam muito parecido porque passaram muito tempo juntos. Houve uma conveniência e surgiu essa oposição”.

O prazo final para o registro das candidaturas políticas de 2018 é 10 de junho. Após a data os partidos políticos são autorizados pelo TSE a consumar suas convenções internas e revelar oficialmente seus candidatos. É esperar para ver como o quadro da disputa a Governo de Pernambuco se desenhará aos olhos dos eleitores.

Deixe um comentário

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Mais do Giro Mata Norte