Dilma sanciona lei que regulamenta a Profissão de artesão

Por Andrison Freire 22/10/2015 17:32 • Atualizado 22/10/2015
Compartilhe

Festival Pernambuco Nação Cultural_Mata Norte_Goiana_Feira de Artesanato

A profissão de artesão sempre existiu, talvez seja uma das primeiras profissões e formas de comercio de produtos fabricados na terra, ainda no período neolítico 6.000 a.C, já tem descrição de produtos artesanais. O artesanato é tudo o que é feito com o uso da criatividade de transformar qualquer tipo de material em outro mais elaborado, necessidade em que os primeiros povos do mundo tinham em fabricar utensílios, adornos e ferramentas para melhorar e facilitar o dia a dia do povo.

E hoje foi sancionada pela presidente da republica Dilma Roussefff a lei  7755/10 que regulamenta a profissão de artesão.

A histórica reivindicação deste setor da cultura popular brasileira contou com o empenho de valorosos artistas pernambucanos.

A regulamentação da profissão é uma conquista de mais de 10 milhões de artesãs e artesãos, que contam com o empenho principalmente da Confederação Nacional dos Artesãos do Brasil (Cnarts) que é presidida pela a artesã lagoense do carro Isabel Gonçalves ; das federações estaduais e da frente parlamentar, criada este ano com o objetivo de fortalecer a representatividade da categoria em nível nacional.
O PL pela presidenta, a Carteira Nacional de Artesão passará a valer, por um ano, em todo o território nacional, e poderá ser renovada após comprovada contribuição à Previdência Social. Além disso, a União também estará autorizada a criar a Escola Técnica Federal do Artesanato

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Mais do Giro Mata Norte