Deputado solicita força tarefa para impedir avanço da doença de Mormo, em Condado

A ação será para tentar impedir o avanço da doença

Por Rafael Santos 04/05/2016 10:08 • Atualizado 04/05/2016
Compartilhe

ze-humbertoPara impedir o avanço da doença de Mormo sobre o rebanho de equinos da cidade de Condado o deputado estadual, Zé Humberto (PTB), solicitará a ADAGRO que realize uma força tarefa no município, para que não haja a contaminação dos cavalos com a doença.

O pedido será colocado em votação, na sessão desta quarta-feira (04), na Assembleia Legislativa do Estado de Pernambuco.

O mormo, também conhecido como lamparão, é uma doença infecto-contagiosa agressiva que acomete os equinos, mas que também pode ser contraída por outros animais como cães, gatos, caprinos, asininos, muares e até mesmo pelo ser humano. Transmitida pela bactéria Burkholderia mallei, o mormo é uma doença que
tem se multiplicado de maneira silenciosa no estado de Pernambuco.

O deputado disse que está atendendo a um pedido, feito por criadores de animais. “Constantemente nos chegado relatos de criadores e proprietários de animais de que a doença está avançando, resultando no sacrifício de animais nos mais diversos municípios pernambucanos. O mais preocupante nisto tudo é que há um imenso risco de que seres humanos também sejam infectados, pondo assim em risco a saúde da população. Em casos mais graves, o Mormo pode comprometer alguns órgãos vitais levando pacientes à morte”, disse Humberto.

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Mais do Giro Mata Norte