Deputado Gilmar Júnior parte em defesa da Maternidade Jesus Nazareno, em Caruaru

Profissionais de enfermagem são contra o encerramento da unidade de saúde

Por Rafael Santos 19/02/2024 13:58 • Atualizado 19/02/2024
Compartilhe

A semana começou movimentada em Caruaru, no agreste do estado. Profissionais de enfermagem se reuniram em frente ao Hospital Jesus Nazareno (Fusam), junto à entidades médicas, para defender a manutenção da unidade. A luta não é à toa: de acordo com informações da própria Secretaria Estadual de Saúde, o Jesus Nazareno é referência para gestação de alto risco para 90 municípios de Pernambuco, onde ainda estão incluídas as microrregiões de Serra Talhada, Afogados da Ingazeira, Arcoverde, Garanhuns e Caruaru, abrangendo uma população de cerca de 2,5 milhões de habitantes. Além disso, o equipamento tem importantes programas para as mães e os recém-nascidos. Mesmo assim, há poucos dias, o governo do estado anunciou que vai encerrar as atividades no local e que os atendimentos serão direcionados para o Novo Hospital da Mulher do Agreste, em fase final de construção.

Durante o movimento, a enfermeira-obstetra e vice-presidente do Conselho Regional de Enfermagem de Pernambuco (Coren-PE), Thaíse Torres, deu o testemunho de alguém que conhece bem o dia a dia da Fusam: “Eu fui lotada aqui em 2015 e conheço a realidade na carne. Quando a governadora, ainda em campanha, prometeu fazer a ampliação da rede maternoinfantil, com mais cinco unidades, em momento nenhum foi apontado o fechamento das unidades já existentes. E isso jamais apoiaríamos! Sabemos que apenas o Novo Hospital não será suficiente: vai continuar havendo transferências para outros hospitais. Não há qualquer justificativa para fechar o Jesus Nazareno!”.

O deputado estadual Gilmar Júnior endossou a causa: “É o momento da sociedade, dos políticos e dos profissionais de saúde unirem forças para mostrar ao governo que não compactuamos com essa decisão absurda. Precisamos ampliar a nossa rede de atendimento público de saúde e não fechar uma unidade que é referência no estado. Uma decisão precipitada e, mais uma vez, fruto da falta de diálogo com a parte mais interessada, que é a população! A quem interessa fechar o Jesus Nazareno?”.

“Quanto à Thaíse Torres é visível o quanto Caruaru precisa de gente assim como ela na política. Ela é um orgulho para além da enfermagem, é um orgulho para Pernambuco!”, vibrou o parlamentar, que torce, declaradamente, pelo ingresso da enfermeira na política caruaruense.

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Mais do Giro Mata Norte